sexta-feira, 14 de abril de 2017

Resenha: Balada 80


Título: Balada 80
Autora: Denise Barbosa
Páginas: 346
Editora: Young


“Balada 80” é um livro nacional do gênero infantojuvenil, escrito pela autora Denise Barbosa. Seu lançamento ocorreu na Bienal do Livro de São Paulo, em 2016, publicado pela Editora Young. Se você gosta de histórias divertidas, com boas referências e viagem no tempo, esta é uma ótima indicação de leitura. Aqui no blog, já fizemos uma entrevista com a autora (Entrevista autora Denise Barbosa), conheçam mais do seu trabalho.
Em "Balada 80", conhecemos Vanessa, uma adolescente como qualquer outra: Ligada no seu mundinho rodeado de modernidade, músicas do momento, gírias, redes sociais, tecnologias e a milagrosa chapinha. Mas tudo começa a mudar quando se vê apaixonada por Ricardinho, o garoto popular da escola, inteligente e fascinado pela cultura anos 80.



Apesar de estudarem na mesma escola e, ás vezes se cruzarem, ambos nunca conversaram – Ricardinho era uma paixão platônica de Vanessa – até que na Educação Física, suas turmas se juntaram para uma partida de vôlei, e adivinhem só quem estava no time adversário? Ele mesmo, o Ricardinho! Isso acaba deixando Vanessa tão distraída que, sem querer, acaba levando uma bolada no nariz! Mas é nessa situação inusitada que finalmente os aproximam.
Então Ricardinho convida Vanessa a se juntar ao seu grupo, uma rodinha de violão, onde ele toca e canta. O que poderia ser um momento legal, acaba sendo meio constrangedor para ela, afinal, nossa protagonista não curte nenhuma “velharia”, se sentindo meio perdida naquele mundo, aquelas músicas que, para ela, são estranhas. É nesse dia que sua ficha cai: Ricardinho é muito para ela, e para conquista-lo, terá que entender e conhecer seus gostos. Sua melhor amiga, Marília (adorei essa menina, também quero ser amiga dela haha’), tenta ajudar Vanessa, apresentando algumas bandas e filmes da década de 80.



Até que um dia, uma fatalidade acontece na vida de Vanessa. Se pai acabara de sofrer um gravíssimo acidente de moto, o deixando entre a vida e a morte. Aquilo a deixa arrasada, um forte desejo de mudar o destino de seu pai cresce em seu coração e será isso que mudará para sempre suas vidas. É através desse forte sentimento que Vanessa é transportada para o ano de 1988! (Agora como ela foi parar ali, leia o livro e descubra, não darei spoilers haha’).
Completamente perdida, confusa e sozinha, Vanessa mesmo que sem querer, acabará conhecendo e vivendo na década de 80. O melhor de tudo está para acontecer: Ela irá conviver com sua mãe adolescente e ainda se tornarão grandes amigas, além de rever seus avós e descobrir o quanto a década de 80 era incrível, irá se divertir como nunca. Nesse tempo que passará na década de 80, Vanessa aprenderá muito, contribuindo para seu amadurecimento e voltando a seu tempo atual totalmente renovada e com surpresas.
Porém dúvidas cercam seus pensamentos, “como voltar para casa?” “será que sem querer ela mudou algo do seu futuro?”, ”será que quando voltar seu pai estará melhor?”



Denise Barbosa como sempre vem me surpreendendo com suas histórias. Tem uma escrita tão gostosa e nos envolvemos tanto com os personagens que não queremos o final do livro! Uma característica que percebi da autora é o quanto ela adora fazer reviravoltas na história, sério mesmo, acho sensacional esse detalhe, pois não fica aquele clichê. Não posso esquecer de mencionar o quanto o livro é cheio de personagens cativantes (seja os principais ou secundários) e a vontade imensa de viver na história, a forma que Denise narra nos faz sentir dentro do livro, nos identificar com os personagens, e de como foram citadas as referências dos anos 80, desde a parte musical com Legião Urbana, Paralamas do Sucesso, Engenheiros do Hawaii, Titãs... E a parte de filmes como "De Volta para o Futuro" e "Dirty Dancing", aproximando a nova geração de grandes clássicos.
Mesmo eu não tenha vivido na década de 80 (nasci nos anos 90), lendo esse livro, tive uma sensação de nostalgia de quando eu era criança nos anos 90 e meados de 2000, e como tudo muda rápido.
Denise Barbosa é uma autora que veio com tudo! Até comentei com ela que se tornou uma das minhas autoras favoritas, é impossível não se encantar com seus livros, e “Balada 80” foi uma das minhas melhores leituras de 2017. 
Preciso falar dessa diagramação linda. Parabéns á Editora Young pela perfeição e o cuidado dos detalhes. Cada apresentação de capítulo é ilustrado com uma fita cassete. Amei a arte da capa, com certeza uma das capas mais fofas da minha estante. Outra coisa legal do livro, é que se você leu "Diário de uma fã", (Resenha aqui) você irá se deparar com alguns personagens que você viu no livro, inclusive a protagonista Babi na adolescência.



Se você já leu “Perdida” da Carina Rissi, com certeza irá amar “Balada 80”, têm a mesma pegada e as duas autoras possuem uma narrativa tão leve e atual que você devora o livro em pouquíssimos dias (ou horas). Mesmo se tratando de um livro adolescente, recomendo a leitura para todas as idades.
Denise Barbosa é parceira do blog, acompanhe a autora em suas redes sociais:




Adquira o seu exemplar de Balada 80:
Uma indicação deliciosa para curtir nesse feriado de Páscoa!
Boa leitura!

43 comentários:

  1. ai eu preciso desse livro! amo viagem no tempo aaaaaaaaaaaaa

    ResponderExcluir
  2. Aline tive que esperar por alguns minutinhos para escrever aqui. É q tive q me recompor da emoção. Suas palavras realmente me arrancaram lágrimas. Parabéns pelo seu talento e pela imensa capacidade de expor a sua opinião com maestria. Vc vai longe! Muito obrigada pelo carinho de sempre. Bjooo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, Denise! Muito obrigada ❤ Fico imensamente feliz que tenha gostado da resenha, cada palavra foi escrita com carinho. Suas histórias têm o dom de nós fazer suspirar e querer viver dentro dele.
      Obrigada novamente pelos elogios, significam muito para mim e me animam ainda mais á continuar escrevendo aqui...
      Beijos

      Excluir
  3. Adorei a proposta do livro, voltar no tempo, ainda mais conhecer seus familiares mais novos, e uma década com culturas e costumes diferentes deve ser demais.. me lembrou bem o Enredo de Perdida ( que eu amor ), e com certeza leria..
    A resenha está maravilhosa!
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      O enredo do livro é muito bem desenvolvido e envolvente, impossível não se encantar com seus personagens.
      E sim, lembra "Perdida", então se você amou esse livro, irá amar também "Balada 80".
      Obrigada!! ❤

      Beijo, beijos

      Excluir
  4. Adorei a resenha! Achei a premissa do livro muito interessante. Adoro livros que envolvem viagem no tempo. Dica anotada.
    Abraço, Raíssa
    http://umlivroeso.blogspot.com.br/
    https://www.youtube.com/channel/UCqHjLsHMeYOeSAso9F1FUiQ

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Obrigada! ❤
      Livros com viagens no tempo são fantásticos e sempre com algo legal para nos mostrar.
      Espero que tenha a oportunidade em ler "Balada 80" e se encantar com a história.

      Beijo, beijos

      Excluir
  5. Aline, adorei sua resenha e amei as fotos. O livro parece ser mesmo muito gostoso de ler. Eu vivi na época dos anos 80 e sóde ver essa capa com os patins já me deu uma nostalgia... eu amava patinar! Fiquei com muita vontade de ler. Parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Fico feliz que tenha gostado da resenha ❤
      E sim, o livro é muiito gostoso de ler e a história é encantadora. Com certeza irá gostar.

      Beijo. beijos

      Excluir
  6. Preciso desse livro!! Me lembrou a série perdida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Realmente lembra um pouco Perdida e ambas as histórias são maravilhosas ❤

      Beijo. beijos

      Excluir
  7. Oi, Aline! Não sabia do que se tratava, mas agora fiquei realmente curiosa sobre o desenrolar da história, a década de 80 é incrível e adoro estudar sobre os anos (década de 20, 30... e suas mudanças). Já tinha visto algo, e gostado da capa, mas com sua resenha, agora ele estará na minha lista também!

    Um beijo, Carol
    Blog com v.

    ResponderExcluir
  8. Oiee Aline! Que legal essa história... Eu nunca tinha visto falar e agora preciso saber mais urgente... Rsrs
    Super beijo!!! ❤

    www.lendo1bomlivro.com.br
    Instagram :) @lendo1bomlivro

    ResponderExcluir
  9. Ooii, Aline!
    Amei as fotos e a resenha, o livro já tá na minha lista a um tempinho. Mas a resenha reforçou mais o motivo para ler. Amei e amei a resenha, parabééééns!

    ResponderExcluir
  10. Que capa mais fofa! Amei as fotos, amei a premissa, amei a resenha! Amei tudo! Amo viagens no tempo e livros de infanto-juvenil, são tão leves e bons. Quero muito ler esse livro!
    Parabéns pela resenha!

    Bjo
    ~ Danii
    clubedofarol.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Pra mim um dos fatos mais irritantes nos anos 80 foi ter nascido nele e por isso não ter vivido ele como adolescente.. risos.. peguei varias coisas legais nos ano 90 mas eram apenas reflexo ou o final do eventos das décadas anteriores. Graças a isso amo histórias e lembranças daquela época onde tudo era novo e colorido!! Obrigado pela ótima indicação de livro!! Vai pra minha meta de livros nacionais!! Parabéns pela resenha! ~Elis

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahaha adorei seu comentário, Elis!😄👏👏👏💜💜

      Excluir
  12. Oi Aline, tudo bem? Estava aqui pensando acho que não queria conhecer minha mãe nos anos 80 nao hehehehehhe mas com certeza essa história parece ser boa. Eu não conhecia o livro, mas amei Perdida, então já criei expectativas para Balada 80! rs

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante
    Sorteio A guerra que salvou a minha vida

    ResponderExcluir
  13. Opaaa! você citou Carina Rissi? Já esse livro tem a mesma pegada de Perdida, já quero ele agoraaaaa, e mesmo sendo infanto-juvenil me chamou atenção, porque adoro ler um livro leve de vez em quando, para curar a ressaca!!
    Bjos
    Isis - minhaestantecolorida.com

    ResponderExcluir
  14. Oi Aline, tudo bem?!
    Nossa, quando eu li "Balada 80" meu olho deve ter até brilhado hahaha Como apaixonada que sou pelos anos 80 logo cliquei no link para sua resenha e ela está maravilhosaaaa! Meu Deus eu preciso desse livro urgentemente *---* O livro é todo lindo <3 Já coloquei em primeiro na minha listinha! Beijos :-D

    jjoycealves.blogspot.com

    ResponderExcluir
  15. Eu tô louca pra ler esse livro e adorei sua resenha! Que bom que você gostou haha
    Beijos :*

    ResponderExcluir
  16. Oie, tudo bom?
    Realmente lendo a sua resenha, me lembrou muito de "perdida' da Carina, e amei o livro. Não conhecia o livro, mas gora vou dar uma pesquisada nele. Parece ser dos livros que me agradam. E que diagramação mais linda é essa?

    Bjux ;)
    Entrelinhas

    ResponderExcluir
  17. Que capa mais amor!
    É um livro que vi mais uma ou duas pessoas lendo e depois de sua resenha só me interessei mais!
    http://diarioleitorblog.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  18. Olá!
    Que resenha linda :')
    As fotos também! O livro parece ser bom, eu leria, mas ele não entrou pra lista de prioridades de leitura kk
    Beijos, Lorena

    ResponderExcluir
  19. Já ouvi falar mto deste livro e quero mto ler, esse post só aumentou a vontade kkk !

    ResponderExcluir
  20. fiquei mega curiosa com essa história! vou procurar pra ler.
    beijos
    www.omundodatutty.com

    ResponderExcluir
  21. Li, eu não conhecia o livro é nem a autora. Mas que desespero me deu pra ler agora. Suas fotos deixaram o livro ainda mais apaixonante.Estou com uma lista de leituras infinitas, mas quero encaixar esse de verdade. Super beijo
    Resenhando por Marina

    ResponderExcluir
  22. Oi Aline que resenha maravilhosa, bem detalhada como sempre. Adorei conhecer mais sobre esse livro. Amei as fotos, bjus e bom domingo.

    ResponderExcluir
  23. Ai que tudo! Estou atrás de livros bons nacionais e esse com certeza vai pra lista ❤ bjos ótima resenha
    aleituramagica.wordpress.com

    ResponderExcluir