quarta-feira, 2 de novembro de 2016

Resenha: Sonata em Punk Rock


Título: Sonata em Punk Rock
Autora: Babi Dewet
Editora: Gutenberg
Páginas: 300

      "Sonata em Punk Rock" é uma literatura nacional juvenil. O livro é o primeiro da série, intitulada "Cidade da Música", que terá três volumes, não seriadas, contudo, você poderá ler a história que mais irá te agradar. Teve seu lançamento na Bienal do Livro deste ano. Para quem não conhece Babi Dewet, uma característica marcante de suas histórias são personagens com algum envolvimento com a música, o que eu acho fantástico e atrativo.
       Nessa nova aventura musical criada por Babi, conhecemos Valentina Gontcharov, ou Tim como prefere ser chamada, uma garota de 18 anos com cabelos platinados e roupas rebeldes nada convencionais, possui um temperamento forte e um espirito rock'n'roll. Tim é fascinada por música desde criança, não se desgruda de sua velha guitarra, sempre quis ter sua própria banda e seu maior sonho é estudar na conceituada Academia Margareth Vilela, um conservatório de Música mais famosa do país, onde se formam grandes e reconhecidos músicos. 
"A verdade é que quando se faz o que gosta, tudo começa a fazer sentido e valer a pena." 
    Mas nem tudo são flores na vida de Valentina. Seu pai a abandonou ainda criança, só porque não queria ter responsabilidades logo cedo e assim pudesse realizar seus sonhos (achei bacaca esse cara, ah como eu achei!) e sua mãe teve que se virar sozinha para cuidar dela, passando por dificuldades. A vida de Tim só começa a "dar certo" quando ela descobre que conseguiu a vaga no Conservatório, mesmo com a situação financeira não muito boa, isso não a impediu de ser aceita. Tim é uma garota super talentosa, possui um ouvido absoluto capaz de reconhecer notas e reproduzi-las facilmente, e tudo que sabe sobre música, aprendeu sozinha. Para sua surpresa, seu pai ausente agora muito rico e famoso, aparece descobrindo que sua filha têm dons musicais e conseguiu ser aceita onde ele também estudou, se oferecendo para pagar o curso para Tim. Sem muitas alternativas, ela acaba aceitando tal "ajuda" do pai, prometendo que assim quando puder devolverá cada centavo.



     E assim começa sua jornada a tão sonhada Cidade da Música. Seu atrativo começa pelo fato que a Academia Margareth Vilela gira em torno nessa cidade. Cheia de expectativas e sonhos, Tim percebe ao chegar que a realidade por lá é outra: as pessoas são muitos diferentes uma das outras, sendo bem difícil de fazer amigos, além que todos a olham como "esquisitona", Tim tem que aprender a lidar com muitos desafios. O Conservatório é pura riqueza desde a entrada até os dormitórios, o mesmo para a música, com um foco enorme na música clássica, o que para Tim não é algo interessante, ainda mais com todo seu estilo agitado e sua alma Punk Rock.

“A vida é como uma orquestra; são necessários muitos instrumentos em harmonia para que a música toda faça sentido. Mas, na maioria das vezes, você nem sabe tocar esses instrumentos. E, sempre vai ter alguém dizendo que seu gosto musical é ruim, mesmo que seja o som que te faz feliz. e isso é um saco principalmente quando se é jovem e cheio de sonhos”

       Em sua primeira noite na Margareth Vilela, Tim não contava que o talentoso, lindo e arrogante Kim cruzaria seu caminho em circunstância difícil de ignorar. Como alguém conseguiria deixar de lado um garoto lindo, misterioso, parece um Deus asiático daquele jeito? Isso é apenas o começo...
       Por que alguém escolheria uma orquestra se pode ter uma banda de rock? 
No Conservatório, Tim tem que lidar com uma certa mudança de estilo musical: Lá é obrigatório que todos os alunos estudem um instrumento clássico, já desespera Tim. Para isso, ela tem que vencer o seu orgulho e convencer Kim a lhe dar aulas de piano e ajudá-la a passar de semestre. Essa aproximação entre os dois trará uma transformação em suas vidas.
      Confesso que de início não gostei muito do Kim. Mas ao longo da história, começamos a entendê-lo melhor e isso acontece naturalmente. É um personagem que carrega muita coisa dentro de si, buscando ser compreendido por alguém que possa confiar. Kim se sente preso, desesperado por liberdade e, graças ao seu instrumento favorito, o piano, pode fugir da realidade criando seu próprio mundo.

“O som do piano era incrível, e a forma delicada com que Kim tocava fazia parecer que a música saía de sua própria cabeça. Era leve, romântica e com combinações de notas que ela não imaginaria que pudessem estar juntas. O corpo inteiro dela pareceu relaxar e ela se lembrou de momentos felizes da sua infância.”

      Uma coisa que acho importante mencionar, teve algumas partes que a narrativa do livro me deixou "confusa": Havia narrações feitas por Valentina e do nada mudava para Kim, sem aviso prévio! Eu gostei da alternação dos pontos de vista dos personagens, só senti falta de algo sinalizando a mudança (mas isso é um ponto meu, porque sou meio distraída haha'). Então futuro leitor deste livro, fique atento a esse detalhe. Entretanto, não prejudica o enredo, pelo contrário, explora muito mais a história e até nos ajuda compreender os pensamentos de alguns personagens.
     O livro fala bastante de empatia, sororidade, preconceitos, um pouco sobre feminismo e outros assuntos contemporâneos, Babi abordou muito bem cada assunto, sem ficar apelativo, chato e "pesado", levando o leitor refletir sobre os temas. Precisamos mais disso nos livros juvenis, juntamente com personagens mais próximos a nossa realidade. A minha única e pequena "crítica", foi o fato que a Academia Margareth Vilela ser descrita como uma Faculdade de Música, porém eu achei muito parecida com uma High School Americana! Os personagens apesar de já terem passado dessa época, tinham atitudes e comportamentos adolescentes, algumas vezes sendo imaturos demais de acordo com suas idades. Mesmo assim, eu amei o livro, me encantei pela história! Em algumas partes, senti próxima a Valentina, me identifiquei com ela, principalmente por seu gosto musical, quero ser amiga da Tim, compartilhar bandas e músicas, porque sim! haha' E lógico, pelo fato de estudar música, ter uma banda de Rock, eu já quis isso! Lendo esse livro me deu até nostalgia total de quando eu era adolescente e queria tocar minha música por ai, viver de música... ~revelações~ Por essa razão, "Sonata em Punk Rock" se tornou meu queridinho com um espacinho garantido no meu coração <3
Eu tenho vontade de viver na Cidade da Música agora, como faz? kkkkk'



       Tim foi uma personagem muito bem construída e próxima a nossa realidade, uma garota simples que luta para seguir seus sonhos, não se deixando abalar com qualquer dificuldade que cruza seu caminho, determinada, corajosa, amiga de todas as horas e ligada a família (no caso sua mãe), mesmo longe, ela sempre mantinha pensando na mãe e como estudar naquele conservatório ajudaria dar melhores condições de vida para as duas, uma forma de agradecer sua mãe por tudo que lhe foi feito. 
      "Sonata em Punk Rock" foi um livro que me chamou atenção pelo título e também pela capa (Parabéns, Editora Gutenberg por todo cuidado na escolha da capa e também pela diagramação que está perfeita). Esse foi o primeiro livro que li da Babi Dewet, sempre quis conhecer suas histórias, sua escrita e olha, me surpreendeu demais! Babi tem uma narrativa leve, atual, simples e o fato de ter música envolvida, me deixou mais maravilhada ainda. Dá para sentir todo o coração da Babi em cada detalhe desse livro!



      Cada capítulo apresentado é o nome de uma música, eu surtava por cada banda que aparecia! Isso deixou o livro bastante interativo, leia o livro ouvindo essas músicas, sério! Você vai se sentir na história. Além disso, há várias referências ao universo geek, a cultura pop e cultura asiática em especial o K-Pop que, a principio, não conhecia se tornando seu diferencial, nunca li nada que envolvesse essa cultura, adorei. 
Recomendo a leitura para quem ama referências musicais, dramas e romances adolescentes (não clichê), sonhos, amizade e muito, muito Rock'n'Roll. Estou ansiosa para os livros seguintes, "Cidade da Música" terá novas histórias com novos personagens. O que resta fazer é aguardar. (ai minha ansiedade que não dá pra controlar kkk').


 

Como um bônus da resenha, colocarei a playlist do livro que é maravilhosa, só pra deixar um gostinho de como a história é envolvente. Pegue seu fone de ouvido e curta a playlist! Bom som e boa leitura á todos!


1. Rock & Roll - The Runaways
2. No more dream - BTS
3. Welcome to the jungle - Guns n' Roses
4. Fake Plastic Trees - Radioheard
5. No feelings - Sex Pistols
6. Make me wanna die - The Pretty Reckless
7. O Guarani - Carlos Gomes
8. Head on collision - New Found Glory
9. Good Riddance (Time of your life) - Green Day
10. Nillili Mambo - Block B
11. Rebel yell - Billy Idol
12. Noturno - Chopin
13. Punk Rock 101 - Bowling for soup
14. Cherry Bomb - The Runaways
15. Pretty Girl - Sugarcult
16. Concerto para y violino - Vivaldi
17. Heart of glass - Blondie
18. Queens of noise - The Runaways
19. How soon is now? - The Smiths
20. Baby, I love you - Ramones
21. Sonata para piano - Igor Stravinsky
22. Changes - David Bowie
23. I'm in love with a monster - Fifth Harmony
24. One way or another - Blondie
25. Bad Raputation - Joan Jett & The Blackhearts
26. Boulevard of broken dreams - Green Day
27. Space Oddity - David Bowie
28. I love Rock'n'Roll - Joan Jett & The Blackhearts


16 comentários:

  1. Oi, flor!!
    Nunca li nada da Babi, mas tenho muita vontade!!
    E nossa, quanta música <3
    Amo histórias assim!!

    Ah, suas fotos ficaram lindas!!
    Beijinhos :*
    Sankas Books

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Thay!
      Eu também nunca tinha lido nada da Babi, esse foi o primeiro livro e me apaixonei! Quero muito ler "Sábado á noite".
      Comece por "Sonata em Punk Rock" também, é um ótimo livro *-*
      Obrigada!! <3

      Beijos e obrigada pela visita, seja bem-vinda!

      Excluir
  2. Olá Aline!
    Vim agradecer e retribuir sua visita :)
    Que resenha maravilhosa, eu simplesmente amei a maneira como vc escreveu <3
    A capa é linda, pode ler de maneira independente cada livro da trilogia, são tratados assuntos contemporâneos como a sororidade e empatia, é interativo e ainda tem playlist <3
    Vou colocar já na lista dos desejados.
    Bjs e ótima quinta pra ti
    Luli
    Café com Leitura na Rede

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Luli!!
      Seja bem-vinda e obrigada por comentar *-*
      Que bom que gostou da resenha, isso me deixa feliz ;)
      Pode acrescentar esse livro na sua listinha, vale a pena a leitura! Amei a história e como a Babi a escreveu <3
      E a playlist é só amor!! Tô ansiosa com os próximos livros da série. E sim, poderá ler na ordem que preferir,pois terão outros personagens com novas histórias na Cidade da Música! Incrível!!!

      Beijos,beijos e ótima sexta pra ti! ;)

      Excluir
  3. AI MEU DEUS! EU PRE-CI-SO DESSE LIVRO AAAAAAAAAH
    ~passando as crises
    Eu vi esse livro numa estante de livraria há duas semanas e ja amei, pelo título, pela capa e ainda mais pela resenha! Agora que eu vi essa playlist só quero mais! Nossa, preciso! Passei mó vontade, amei o post hahahahahahaha!
    Beijos <3

    -Manu Mendes
    Pensamentos Agridoces

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Manu!!
      Entendo sua crise, eu tive a mesma coisa kkkk'Eu necessitava desse livro urgente! E não me arrependi, é maravilhoso!
      Tudo do livro deixa a gente com vontade de ler, né? E essa playlist? Nem preciso comentar como amei ela,cada música encaixa perfeitamente na história.
      Menina, quando puder leia esse livro! Você vai adorar *-*
      Obrigada pela visita e seja bem-vinda!

      Beijo, beijos

      Excluir
  4. Olá Aline, tudo bem?

    Adorei a sua resenha, o livro parece ser muitoooo bom. Devo confessar que tenho medo de ler algo da Babi, pois tenho a impressão que é uma escrita bem adolescente, apesar de eu gostar do gênero.
    Sabe aquela resenha que você termina de ler e tem abstinência e desejo pelo livro? Então, a sua me causou isso. Vou dar uma oportunidade a escrita da Babi, espero curtir.

    Beijoos,

    Gnoma Leitora

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Alice!
      Muito obrigada! E assim, não vou mentir pra você, a escrita da Babi está mais voltada para o público adolescente, mas não é algo com mimimis igual tem alguns livros do gênero. Eu particularmente adorei o jeito dela desenvolver a história e a forma como escreve!
      [aaaaaa] fico feliz que a resenha despertou esse desejo <3
      Dê a oportunidade pra Babi, sim! Aposto que vai gostar. Quando ler vou querer saber o que achou, ok?

      Beijo. beijos
      Obrigada pela visita! :*

      Excluir
  5. Oii,
    Nunca li nada da autora, mas tenho muita curiosidade de conhecer a escrita dela.
    A premissa desse livro é muito interessante.
    Dica anotada.
    Bjs e uma ótima noite!
    Diário dos Livros
    Siga o Twitter

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Jessica!
      Eu também não tinha lido nada da autora antes, e para mim foi uma ótima experiência! Adorei a escrita da Babi, confesso que me surpreendeu!
      Espero que goste do livro também!
      Beijos e uma ótima terça para você!
      Obrigada pela visita! :*

      Excluir
  6. Aline, amei a resenha, também amei as fotos e fiquei super interessada com o livro. Ah e adorei também os assuntos que são abordados na trama pela autora. Se há uma coisa que amo é música. Eu tentei tocar guitarra alguns anos atrás mas não rolou, o que foi uma pena, não adianta, quando nossa vida tá uma correria a gente não consegue se dedicar. Acredito que irei amar esse livro, vou adiciona-lo a minha lista! <3

    Beijos
    http://cronicasdeeloise.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,Eloise!
      Fico feliz que tenha gostado da resenha e muito obrigada <3
      Eu tentei ter uma banda quando era adolescente,só que não deu certo :(
      Me inspirava na Avril Lavigne kkkk'
      Tocar guitarra é complicadinho mesmo, sem contar os calos que dá x.x O pouco que aprendi eu já esqueci kkkk'
      Acho que irá curtir esse livro!

      Beijo, beijos

      Excluir
  7. Olá Aline! Retribuindo sua visita ao meu blog! Amei esse cantinho!
    Esse livro tinha me chamado a atenção pelo título mas por ser uma literatura mai juvenil, acabei não comprando mas depois que li sua resenha fiquei doida pra ler! rsrs
    Parabéns pelo blog! Já estou seguindo.
    bjs

    Amor por Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Renata!
      Muito obrigada, linda! Fico feliz que tenha gostado <3
      Assim, eu gosto até de umas literaturas juvenis, mas em especial esse livro, eu adorei!
      É uma história que vale a pena, por enfatiza os sonhos, amizade, aceitarmos como somos... Tem mensagens legais ;) Sem mencionar essa playlit maravilhosa <3

      Obrigada e seja bem vinda!
      Beijo, Beijos

      Excluir
  8. Adorei a resenha e as fotos maravilhosas. Pretendo ler um dia este livro. Bjs
    www.meuvicioemlivros.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Muito obrigada! <3
      Esse livro é ótimo, leia sim! *---*

      Beijo, beijos

      Excluir