sexta-feira, 25 de novembro de 2016

[Indicação] Um pouco sobre a série Gilmore Girls


Olá, pessoal! Tudo bem com vocês?

Hoje (25 de novembro) é um dia super esperado para quem é fã da série Gilmore Girls. É o épico reencontro do elenco para uma temporada especial <3
“Gilmore Girls: Um ano para recordar”, reúne todo o elenco das 7 temporadas, com 4 episódios de aproximadamente 90min. Ao que parece, cada episódio representará as estações do ano: inverno, verão, primavera e outono. Um maravilhoso presente de Natal adiantado da Netflix para quem se apaixonou pela história de Lorelai, Rory e companhia. E saber o que aconteceu na vida dos personagens depois de anos.

Aqui no Brasil, a série era transmitida pelo SBT (valeu tio Silvio!), ficando conhecida como Tal mãe, Tal filha", estreou em 2000 e teve seu final na sétima temporada em 2007. Apesar de ter passado em tv aberta, eu não cheguei a assistir nessa época.
Sinopse:Gilmore Girls (Tal mãe, tal filha) conta a vida de Lorelai Gilmore (Lauren Graham), nascida em família muito rica e tradicional, que aos 16 anos se apaixona e engravida. Assim que seus pais ficam sabendo forçam-na a se casar, mas ela resolve tomar uma atitude rebelde e decide deixar sua casa. Sem o apoio da família dá luz a uma menina chamada Rory (Alexis Bledel). Não deixando se abater, cria sua filha sozinha, sempre com seu jeito meio paranóica, excêntrica, divertida e com um leve toque de loucura e procura ser para sua filha, mais que uma mãe, mas uma amiga, uma irmã e muitas vezes é a filha Rory quem assume o papel de mais adulta da casa. A trama tem início quando Rory já é uma adolescente, com seus problemas típicos desse período, como escola, namorado, amizade... E a mãe tentando tocar a sua vida da melhor forma possível, lidando com suas paixões e sua família, com quem ela passa a ter maior proximidade.”

Com seu enredo simples e dinâmico com diálogos rápidos, Gilmore Girls ganhou meu coração! Mesmo possuindo alguns clichês (o que é normal em um seriado que aborda o cotidiano), ela te encanta com seus personagens cativantes, cada um com seu jeito único e impossível não se identificar com algum. É aquele tipo de série que você tem vontade de entrar na história e viver ali. Em Gilmore Girls, eu queria viver em Stars Hollow (cidade fictícia da série), quem sabe ir tomar um café no Luke’s, a famosa lanchonete do lugar, conversar por horas com a Rory sobre livros e rir das piadas e do jeito cômico de Lorelai. Ah, que sonho!
Outra coisa que amo dessa série é suas referências a cultura pop e literatura, embora sua estreia tenha sido há 16 anos, não deixou de ser atual. A série também lida com a sororidade e o empoderamento feminino, do quanto Lorelai e Rory são mulheres fortes e lutam para chegar aos seus objetivos. Girls Power! Há também um lado de crítica social, porém em sua forma mais descontraída.
O foco da série é o amor e o companheirismo de mãe e filha, que mesmo com suas dificuldades permanecem unidas.
A série possui um elenco incrível, além de Lauren Graham e Alexis Bledel, fazem parte também Melissa Mac Carthy, Jared Padalecki, Chad Michael Murray e Krysten Ritter (a Jessica Jones!), entre outros que rechearam a série com seus personagens marcantes.
Não vou dizer que sou aquela pessoa viciada em séries, mas sempre assisto uma ou outra quando me dá vontade. Comecei a acompanhar Gilmore Girls logo que a Netflix anunciou que disponibilizaria todas as temporadas. E minhas madrugadas se resumiam há “próximo episódio... próximo episódio... próximo episódio...” kkkk’. O ruim era acordar cedo no dia seguinte! :(
Minha personagem favorita e quem eu mais me identifico, sem sombra de dúvidas, é a Rory Gilmore, apenas gostaria de ser amiga dela e vocês devem imaginar o porquê. Rory é apaixonada por livros, sempre está lendo e os carrega sempre consigo, qualquer horinha vaga, lá está Rory em seu mundo mágico da literatura.
                                      "Eu vivo em dois mundos, um deles é o mundo dos livros. (Rory Gilmore)
Fora que o sonho de Rory é cursar Jornalismo (coisa que atualmente eu quero muito), ao longo da série vemos sua trajetória até a faculdade e realizar seu sonho de ser jornalista.

Por esse motivo, resolvi focar essa paixão de Rory pelos livros e mencionar algumas obras que foram citadas na série. 
Uma curiosidade: Patrick Lenton, um escritor australiano, se deu ao trabalho de listar cada um dos 339 livros lidos ou mencionados em alguns episódios da série (haja paciência, hein? haha'), transformando-o em um desafio literário, que ficou conhecido como Rory Gilmore Book Challenge.
Aqui no Brasil, a Tatiana Feltrin uma booktuber que eu acompanho, chegou a realizar esse desafio em 2014. É só clicar aqui para conferir>> Desafio Literário: Rory Gilmore Book Challenge - Tatiana Feltrin << Se eu participasse, pelo menos alguns livros eu já li, eba! \õ/
Como a lista é enooorme, escolhi os livros que são mais conhecidos. Alguns com certeza vocês já devem ter lido. Rory têm um ótimo gosto para literatura!

Alice no País das Maravilhas – Lewis Carroll
O Diário de Anne Frank – Anne Frank
As Vantagens de ser Invisível – Stephen Chbosky
Harry Potter e a Pedra Filosofal – J. K. Rowling
A Sociedade do Anel – J. R. R. Tolkien
Cem Anos de Solidão – Gabriel Garcia Marquez
O Retrato de Dorian Gray – Oscar Wilde
Orgulho e Preconceito – Jane Austen
Razão e Sensibilidade – Jane Austen
A Abadia de Northanger – Jane Austen
Emma – Jane Austen
Carrie, A Estranha – Stephen King
O Iluminado – Stephen King
O Sol é para Todos – Harper Lee
O Grande Gatsby – F. Scott Fitzgerald
O Mágico de Oz – Frank L. Baum
Wicked: A história não contada das Bruxas de Oz – Gregory Maguire
O Morro dos Ventos Uivantes – Emily Bronte
Jane Eyre – Charlotte Bronte
A Redoma de Vidro – Sylvia Plath
1984 – George Orwell
Admirável Mundo Novo – Aldous Huxley
Garota, Interrompida – Susanna Kaysen
Hamlet – William Shakespeare
Romeu e Julieta – William Shakespeare
Ilíada – Homero
Madame Bovary – Gustave Flaubert
Mrs. Dalloway – Virginia Woolf
Notas de um Velho Safado – Charles Bukowski
Um Estranho no Ninho – Ken Kesey
O Corvo – Edgar Allan Poe
Branca de Neve e Rosa Vermelha – Os Irmãos Grimm
O Corcunda de Notre Dame – Victor Hugo
A Bíblia Sagrada



Se você já assistiu a série, não se esqueça de acompanhar esse especial que a Netflix preparou. E caso você, caro leitor deste blog que ainda não assistiu Gilmore Girls, que tal uma maratona, hein? Final de semana já está ai! Não perca a oportunidade de conhecer Lorelai e Rory, e se apaixonar por essas duas! 



E sobre essa pequena lista de livros que Rory já leu, quais já estão na sua lista de lidos? Ou de desejados?

Espero que tenham gostado do post com a dica dessa série maravilhosa e dos livros de Rory <3

6 comentários:

  1. Definitivamente eu preciso assinar netflix. Eu amava o seriado, e saber que está sendo reprisado me dá uma vontade sem igual de assistir.
    Adorei o post ♥
    Beijos
    http://lua-literaria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Bia!
      Sempre tive vontade de assistir essa série, só quando a Netflix disponibilizou os episódios... É uma série viciante!

      Obrigada <3
      Beijo, beijos

      Excluir
  2. Oie Bia =)

    Essa é uma série que só terei oportunidade de assistir agora, graças a Netflix.
    E espero me tornar mais uma fã apaixonada =D

    Beijos;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Ariane!

      Essa série é impossível não se tornar fã, é aquela típica história que amamos e sempre vamos querer rever <3

      Obrigada pela visita e Feliz Ano Novo!
      Beijo, beijos

      Excluir
  3. Estou pensando em começar Gilmore Girls agora que essa série está bombando de novo,
    Adorei saber que a Rory é leitora e tem uma lista de livros maravilhosos \o/
    Beijoos,
    Sétima Onda Literária

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. Mandy!
      Eu super indico essa série! É impossível não se apaixonar <3
      Rory é minha personagem favorita por essa razão kkkkk'
      Espero que curta a série!

      Beijo, beijos
      Obrigada pela visita e feliz ano novo! <3

      Excluir