quarta-feira, 10 de fevereiro de 2016

Resenha: A lista de Brett


Título: A lista de Brett
Autora: Lori Nelson Spielman
Páginas: 364
Ano: 2014
Editora: Verus

Publicado pelo Grupo Editorial Record, através do selo Verus Editora, ‘A lista de Brett’ é um romance de gênero chick lit, esse é o primeiro livro da escritora americana Lori Nelson Spielman, que teve os direitos vendidos para dezessete países, atualmente ela já publicou seu segundo livro ‘’Doce perdão’’.

A história é narrada por Brett Bohlinger, uma publicitária de 34 anos, sensível, insegura e cheia de medos que deixou os sonhos de lado para viver uma vida sem preocupações, o que aparentemente era ótimo, uma vida perfeita, com namorado e emprego ela não precisava de mais nada, isso era o que ela pensava até sua mãe perder a batalha contra um câncer e morrer.

Logo no começo da trama nós já nos deparamos com a morte de Elizabeth, uma mãe que sempre foi bondosa, querida e que se importava muito com a filha, entretanto no testamento acontece uma surpresa, todos os seus bens vão para sua nora Catherine, apesar de estar arrasada por perder a mãe, Brett fica furiosa, as duas sempre foram melhores amigas, que contavam tudo uma para outra.

Mas Elizabeth decidiu deixar algo diferente para sua filha, ela só poderá receber sua parte na herança se completar a lista de sonhos que escreveu quando tinha apenas 14 anos de idade com um prazo de um ano, e a cada etapa que for comprida ela irá receber uma carta de sua mãe. Desapontada e sem rumo ela não vê escolha a não ser ir em busca de realizar tais sonhos, o único problema é que ela não sabe como fazer isso, afinal agora ela é uma mulher crescida e seus sonhos e desejos não envolvem mais os de quando era apenas uma adolescente.  

“Você quer realizar aqueles desejos, eu sei que quer, mas tem medos de assumir os riscos.”

Algumas metas de sua lista são:























        Seu namorado Andrew não concorda nem um pouco, pois acha isso tudo uma grande bobagem e perda de tempo, o que complica ainda mais as coisas, justamente por um dos sonhos de Brett envolver ter filhos, ela no início também reluta a correr atrás das suas metas, mas sem escolha acaba o fazendo e compreendendo que sua mãe a conhece muito mais do que ela mesma.

‘’Minha mãe estava certa. Mantive meu verdadeiro eu escondido, abandonei os meus sonhos e me transformei exatamente no tipo de mulher que o Andrew quer que eu seja: não convencional, nada exigente e que não lhe traz nenhum ônus.’’

     Brad o advogado da sua mãe é o encarregado de entregar as cartas a Brett, e essa é uma das partes mais lindas do livro, pois a partir das etapas que ela começa a cumprir, percebemos a cumplicidade, o afeto e amor que existia entre mãe e filha. Nessa jornada em busca dos seus sonhos, ela irá passar por muitas dificuldades, se decepcionar, ficar frustrada, mas também encontrará pessoas incríveis que irão mudar sua vida de uma maneira inacreditável.

     Acho que nunca me identifiquei tanto com uma personagem como aconteceu lendo esse livro, em vários momentos da história senti como se tais conselhos de sua mãe fossem pra mim, acho que muita gente irá se sentir assim, afinal quem nunca deixou de lado sonhos de infância e adolescência simplesmente por medo, insegurança ou até mesmo acomodação. Uma das partes do livro que eu mais me identifiquei foi do sonho da Brett em ser uma professora, mas por sua sensibilidade e insegurança não acredita muita na sua capacidade, as vezes você nasceu para ser uma professora excelente só que de uma maneira diferente.

‘’Continue se obrigando a fazer coisas que lhe dão medo, querida. Assuma os riscos e veja onde aterrisa, pois são eles que fazem a jornada valer a pena."

 Apesar de o livro ter vários prós e eu ter amado tem uma coisa que me incomodou, da metade para o fim, as coisas aconteceram de uma maneira muito rápida e inesperada, mas não deixei de apreciar o livro por conta disso, foi uma leitura super prazerosa, que você não consegue parar de ler, li em 3 dias e tenho vontade de conhecer sua mais nova obra ‘’Doce Perdão’’.

Lori tem uma escrita delicada, gostosa de ler e de fácil compreensão, cheia de frases bonitas e inspiradoras que nos fazem enxergar a vida com um novo olhar. Quanto a capa e diagramação do livro, Verus Editora sempre surpreende, é uma das minhas capas preferidas, delicada, amorosa e cheia de detalhes fofos.
         A lista de Brett é uma boa opção para quem gosta de uma história leve e agradável, é um romance encantador que recomendo tanto para jovens quanto adultos.



  

Um comentário:

  1. Muito legal saber mais sobre esse livro. Tem uma premissa legal, gostei de saber que você leu rápido, porque odeio leituras lentas e que estagnam. Beijos,
    Yasmim.

    Blog: http://literarte.blog.br
    Insta: instagram.com/blogliterarte
    Twitter: twitter.com/yasmimsaks

    ResponderExcluir