segunda-feira, 13 de fevereiro de 2017

Resenha: Uma praça em Antuérpia



Uma praça em Antuérpia publicado pela editora Record é o segundo livro da escritora Luize Valente, seu primeiro livro publicado foi O segredo do Oratório. Além de escritora, Luize é jornalista e documentarista, ela também é autora com Elaine Eiger, do livro Israel: Rotas e Raizes, e dos documentários  Caminho da Mémoria: A trajetória dos judeus em Portugal, e A estrela Oculta do Sertão. Seu livro O Segredo do Oratório foi finalista do prêmio de São Paulo de Literatura em 2013 e após sua 4° edição aqui no Brasil, foi publicado na Holanda. Uma praça em Antuérpia também foi sucesso no Brasil e quando chegou na 3° edição a obra foi publicada em Portugal. Atualmente ela está escrevendo seu terceiro romance, Sonata em Auschwitz.

Nessa história conhecemos a trajetória de Olivia, uma senhora portuguesa de 83 anos que acabara de perder o filho, a trama  começa no primeiro dia do ano de 2000, na cidade de Rio de Janeiro; em um momento de dor como esta, ela decide olhar fotos antigas na companhia de sua neta, entre elas uma traz de volta um passado jamais revelado, do dia 4 de fevereiro de 1940, em uma praça de Antuérpia. Ela resolve dividir esse segredo com sua neta Tita, que passava um momento difícil por viver mais um aborto espontâneo, o que estreitava mais ainda a relação entre neta e vó.




A partir de então, viajamos no tempo e voltamos para o Norte de Portugal, no ano de 1916, quando nascem Olivia e Clarice gêmeas idênticas, com a morte de sua mãe no parto e com o descaso do pai que as culpava pela morte da mulher, elas são criadas pela vó. Já crescidas, Olivia casa-se com seu amigo de infância Antônio e parte para Lisboa. Após a avô morrer Clarice também vai morar com a irmã na capital e é lá que ela conhece, Theodor, o grande amor da sua vida. 

‘’Bashert. Theodor era seu bashert, o que lhe era predestinado. Sua alma gêmea, seu destino. Um amor que não precisava de quantidade: mesmo que a vida os separasse, o pouco tempo valeria pela eternidade. Eram poucas as pessoas que encontravam seu bashert. Ela havia encontrado o seu.’’ 

Theodor é um pianista que nutre uma paixão imensa pela música, mas por ser judeu e comunista é perseguido pelo governo fascista de Salazar, por conta disso ele e Clarice são obrigados a se separar, nesse meio tempo Clarice descobre que esta grávida e obrigasse a sair de Lisboa e ir morar em uma cidadezinha afastada, lá ela conhece Mariano ,personagem crucial na história. Quando Theodor descobre a gravidez de Clarice, eles se reencontram e partem para Bélgica, em Antuérpia, lugar que nasce Bernardo e onde eles passam por breves momentos felizes. Com o início da Segunda Guerra, a Alemanha nazista dominada por Hitler passa a bombardear os países europeus, nesse momento eles passam a fugir da barbárie nazi fascista com a ajuda de desconhecidos, e é a partir dai que a vida dessa família mudará drasticamente.

“A guerra tinha mesmo esse estranho poder de afastar entes queridos e unir desconhecidos, para sempre”.  

Desde o início do livro nós já sabemos parte do segredo, mas o motivo de como tudo aconteceu só é revelado aos poucos, o que deixou a leitura muito mais eletrizante e emocionante. Além de ser uma trama recheada de suspense, é uma história delicada, poética e inspiradora, que fala sobre o amor, a esperança, o perdão e união em meio ao horror e a intolerância da Segunda Guerra Mundial. E se preparem, pois o final é inesperado e surpreendente. 




Outro ponto excelente do livro é que mesmo sendo uma história fictícia, a trama é recheada de fatos históricos, entre eles temos o personagem Aristides Sousa Mendes, que foi um cônsul português que salvou milhares de pessoas judias e não judias que fugiam do nazismo, contrariando as ordens do governo ditador de Antônio Salazar. Isso lhe custou o afastamento da carreira e a morte na miséria, seu ato de bondade e coragem só foi reconhecido após a sua morte.



Conheci esse livro graças a uma prima querida que me emprestou, e não imaginava que fosse gostar tanto, é uma das histórias mais lindas e comoventes que eu já li, com personagens marcantes e um enredo de tirar o fôlego. Ouso dizer que o livro se tornou minha história favorita sobre a II Guerra Mundial. 

Uma literatura histórica que considero não só importante como obrigatória, pois infelizmente, mesmo com todos esses exemplos ainda vemos um mundo intolerante, injusto, que não respeita as individualidades e diferenças das pessoas, sejam elas políticas, religiosas ou comportamentais.

Luize possui uma escrita prazerosa e rica em detalhes, uma escritora brasileira que merece todo o reconhecimento por esse trabalho encantador, terminei o livro com vontade de ler mais Luize Valente, foi uma história que me deixou emocionada e que me arrancou muitas lágrimas. Acredite, esse livro está esperando para ser lido por você. 


    

46 comentários:

  1. Primeiramente gostaria de dizer que : EU AMEI O BLOG <3

    Eu não conhecia esse livro e me interessei bastante pela premissa. Além do que,gosto muito de livros que envolvam alguns fatos históricos. Parabéns pela resenha!!!

    Beijooos!

    Vivi/@i.swear.on.the.angel

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ficamos muito felizes em saber que você amou o blog, isso é muito gratificante para nós :)
      Você precisa ler esse livro, é leitura mais que obrigatória para amantes desse gênero. Corre comprar kkkkk.
      Obrigada pelo comentário!!

      Beijos <3

      Excluir
  2. Oi, Mari. amei a resenha, preciso desse livro pra ontem!!!
    Essas fotos ficaram um encanto, me chamou muito a atenção.
    Parabéns!!

    Beijos...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Hele! Muito obrigada, fiquei super contente em saber que gostou :)
      Concordo, você precisa desse livro pra ontem hehehhe.

      Obrigada <3 <3

      Beijos!!

      Excluir
  3. Oi... nunca tinha ouvido falar desse livro, mais gostei bastante ds historoa, chamou super a minha atenção!!! Quem sabe quando eu tiver um tempinho não coloco na minha lista!! Parabéns pela resenha, foi super bem escrita!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie, Giovana. Que bom que gostou, fico feliz! Eba, espero que coloque na sua lista em breve, não irá se arrepender :)
      Muito Obrigada!!!! <3

      Beijinhos.

      Excluir
  4. Oiiii Mariana!
    Eu não conhecia nem a autora e nem a obra, mas após ler a sua resenha me deu uma vontade enorme de conhecer. Gosto bastante de ficções que acrescentam fatos históricos reais na narrativa, e gosto muito de livros que são pessoas contando suas histórias para outras... Muito boa a sua resenha e amei as fotos <3

    Beijinhos

    Lylu - Menina Lylu
    http://meninalylu.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiii, Lylu! Pois é, mesmo o livro tendo chegado na sua 3° edição, são poucas pessoas que conhecem. Eeeba, que bom que ficou com vontade de conhecer, se você gosta de histórias nesse estilo pode ter certeza que você vai amar esse livro, viu?
      Muito, muito obrigada <3

      Beijinhos.

      Excluir
  5. Oii Mariana!
    Eu não conhecia o livro nem a autora, gostei bastante da história. e gosto também de suspense.
    Adorei.
    Abraços;**
    http://FebredeLivro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiii, Maria! Apesar do livro ter chegado na sua 3° edição, não é muito conhecido mesmo. Fico feliz que tenha gostado :)
      Muito obrigada!!! <3

      Beijinhos!

      Excluir
  6. Respostas
    1. Oii, Taínny! Eba,fico feliz que tenha gostado *-*
      Muito obrigada!

      Beijinhos.

      Excluir
    2. Oii, Taínny! Eba,fico feliz que tenha gostado *-*
      Muito obrigada!

      Beijinhos.

      Excluir
  7. Oii!
    Preciso de dizer que: AMEI A RESENHA! Que coisa mais bem detalhada e explicada! Também me interessei muito pela obra, vai pra minha lista! Parabéns!
    Beijos, Lorena

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiii! Preciso dizer que: AMEI SABER DISSO! Muito obrigada, viu? Fiquei super contente.
      Que bom que você se interessou e que vai para sua lista :) espero que leia em breve.
      Muito, muito obrigada!

      Beijinhos!

      Excluir
  8. Oi Mariana, tudo bem?

    Gostei da premissa do livro e ter uma obra tão rica em fatores históricos me agrada bastante! E tb gostei das fotos!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii, Mi! Tudo e com você?
      Que bom que gostou, espero que leia em breve 😊
      Muito obrigada!!

      Beijinhos.

      Excluir
  9. Oioi
    Nunca me interessei por esse tipo de livro(geralmente leio mais romances)mas esse livro parece ser bem legal!Você conseguiu despertar interesse em mim!!😂👏
    Beijinhos😙
    https://nosso--sempre.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii! Eba, fiquei feliz em saber que consegui despertar seu interesse *-* esse livro é maravilhoso, e tem romance na trama, você vai amar!
      Muito obrigada!!
      Beijinhos 😊😘

      Excluir
  10. Oi, Mariana.
    Nossa, amei as fotos. Amei a resenha.
    Não conhecia esse livro, é a primeira vez que leio algo sobre ele.
    Fiquei realmente bem interessada, principalmente em saber que foi escrito por uma autora brasileira!
    ♥Blog: www.parbataibooks.blogspot.com.br
    ♥Instagram/Sorteio

    Beijos,
    Keth.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiii, Kethlyn! Sua linda, muito Obrigada! Isso me deixa Feliz demais! Que bom que gostou *-*
      Espero que leia o livro em breve 😊

      Beijinhos

      Excluir
  11. Que resenha linda e emocionante... Só pela resenha já deu vontade de chorar (imagina lendo)... Parabens! Deve ser um livro maravilhoso, amo livros que nos passam muitas mensagem e reflexões. Bjoss da Isa 💕

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Maisa! Obrigada!!!! Saber disso é tão gratificante para mim, fico empolgada para escrever mais resenhas 😊😊
      O livro é realmente maravilhoso, e de uma sensibilidade Incrível! Espero que leia em breve :)

      Beijinhos 😘

      Excluir
  12. Olá!
    Primeiramente, amei suas fotos. :)
    Eu não conhecia esse livro e sua resenha ficou muito bem construtiva. Amei!

    Beijos,
    Ler Antes De Dormir

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Narah! Obrigada!! 💖💖
      Que bom que você gostou, fiquei feliz! Espero que leia o livro em breve.

      Beijinhos.

      Excluir
  13. Adoro leituras que possuem personagens que conseguem nos comover e marcar.. ainda não conhecia o livro, mais parece ser uma leitura super gostosa e envolvente,e a sua resenha ficou super detalhada e me deixou curiosa..
    Beijos
    leitoresjardimliterario.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii! Se você gosta de leituras assim, pode ter certeza que você vai amar esse livro :) é uma leitura muito envolvente e de uma sensibilidade Incrível!
      Fiquei feliz feliz em saber que despertei sua curiosidade 💖💖
      Muito obrigada!!!

      Beijinhos 😘😘

      Excluir
  14. Oi Mariana, amei as fotos! Maravilhosas!!! O blog todo é lindo!!! :)

    Adorei a premissa desse livro, onde a autora da um gostinho do segredo mas vai revelando o ponto principal da trama somente aos poucos para deixar a gente com os nervos a flor da pele.. rsrs
    Não conhecia a autora, mas parece ser um livro ótimo e quero conhecer mais dessa história com certeza!
    Um grande beijo!!

    www.lendo1bomlivro.com.br
    @lendo1bomlivro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii, Day! Que alegria saber disso 💖💖💖 Muito obrigada!!!
      Sim, o suspense todo deixa a gente com os nervos a flor da pele hehe é tudo muito emocionante! É definitivamente impossível não amar essa história! Ebaaa, espero que leia em breve 😊

      Beijinhos 😘

      Excluir
  15. Parabéns!! Sua escrita sobre o livro ficou incrível, mas.. eu não tô num momento de vida legal pra ler esse tipo de história. Então vou guardar a indicação com carinho. Parabéns!

    ~Elis https://blogpretenses.blogspot.com.br
    @blogpretenses

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii! Muito obrigada 💖💖
      Entendo, quando não estamos em um momento legal é melhor escolher livros mais leves.
      Muito obrigada!
      Beijinhos 😘

      Excluir
  16. Oii, Mari!
    Só pelo motivo que envolve fatos históricos fiquei interessada. Não conhecia, mas já anotei aqui e vou procurar para ler.
    Amei a resenha e as fotos!

    Beijos - Refúgio da Ju

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii, Juliana! Obrigada!!! 💖
      Fico feliz, espero que leia em breve.
      Muito muito obrigada!
      Beijinhos 😘

      Excluir
  17. Adorei a resenha e já está anotado aqui.
    Gosto desses livros que retratam História, pois aquilo que não aprendemos em sala de aula, com toda aquela repetição, muitas vezes aprendemos nessas belas histórias.E esse livro me parece fabuloso.
    As fotos ficaram lindas, parabéns pela renha, bjus da Joyce.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!! É um livro fabuloso sim :)
      Muito muito obrigada 💖💖
      Espero que leia em breve.
      Beijinhos 😘

      Excluir
  18. Aodrei a resenha!
    O livro parece ser muito bom.
    Gosto muito de livros que misturam fatos históricos e ficção.
    Beijos,
    Raíssa
    http://umlivroeso.blogspot.com.br/
    https://www.youtube.com/channel/UCqHjLsHMeYOeSAso9F1FUiQ

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Raíssa! É um livro ótimo sim! Espero que leia em breve :)
      Muito obrigada 💖
      Beijinhos 😘😘

      Excluir
  19. Gosto muito de livros que falam de fatos históricos. Não estou conseguindo ler esse tipo de livro ultimamente, mas com certeza vai para a minha lista infinita de livros a serem lidos.
    Parabéns pela resenha! Amei as fotos!

    Bjo
    ~Danii
    https://clubedofarol.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  20. Nunca tinha ouvido falar sobre, mas, definitivamente é um livro que leria! Fiquei muito curiosa e é uma temática que me atrai, certamente vou procurar kkkkkk
    Adorei as fotos também!

    Beijos, Priscila
    www.maishumlivro.wordpress.com

    ResponderExcluir
  21. Hello, Mari

    A premissa é bem atraente, ainda mais por se passar em Portugal. Gostei de saber que ele traz fatos históricos, isso trona o livro bem mais interessante, atrativo. Não se se leria agora, mas vou anotar a dica e quem sabe brevemente eu não possa estar falando dessa obra com você.

    Beijão, Mia

    miaestanteliteraria.wordpress.com

    ResponderExcluir
  22. Olá, estou me perguntando porque não conhecia esse livro ainda, suas impressões sobre a leitura me deixaram curiosa, sobre os fatos históricos e todo o enredo. Bela resenha e adorei o blog , bjs
    Blogliteralmente Rosa

    ResponderExcluir
  23. Parece ser realmente cativante assim como essa resenha. Amei as fotos. Você tem uma escrita maravilhosa. 😍 Beijos...

    ResponderExcluir
  24. Olá Mariana, parabéns pela resenha! Muito bem escrita! Não compraria esse livro, a capa é bem sem graca e o título não empolga nem um pouco. A escritora deveria ter escolhido outro né ... mesmo assim gostei muito do que disse sobre o livro e como disse o clube do farol, mais um pra lista infinita hahaha ... beijos

    ResponderExcluir
  25. Oi Mariana, tudo bem?
    Primeiro: amei sua resenha, escrita e a forma como nos conta um pouco da história. Senti suas emoções e isso me deu vontade de ler essa obra.
    Segundo é que eu amo histórias que tem o fundo da II Guerra e outros fatos históricos, nos trazendo uma sensibilidade muito delicada.
    Já anotei o livro aqui para ler e me dá orgulho saber que é de uma autora nacional.

    Beijos

    www.estantedaisa.wordpress.com

    ResponderExcluir