quinta-feira, 2 de fevereiro de 2017

Dica: 5 Livros para volta ás aulas



Olá, pessoal! Tudo bem com vocês?

Já estamos em Fevereiro (gente, como passou rápido! parece que foi ontem que estávamos fazendo a contagem regressiva para 2017), esse é o mês que algumas pessoas voltam ás aulas, embora tenham outras que já iniciaram no final de janeiro. É aquele período que nunca sabemos direito o que vamos encontrar, cada ano é uma surpresa diferente, tanto para os alunos quanto para os professores.

Então, nesse clima de volta ao ano letivo, seja na escola ou faculdade, decidi escrever um post dedicado aos leitores que não querem abandonar o hábito de leitura por causa da correria e do estresse das lições e trabalhos escolares. Escolhi 5 livros que são leves, rápidos, tranquilos de ler, pois não exigem muito da nossa mente e não irá atrapalhar sua rotina de estudos. São livros para você relaxar e te deixar mais disposto. Você poderá lê-los nos intervalos das aulas, ou quando você tiver estudando aquela matéria chata e complicada que dá vontade de jogar o caderno e a apostila pela janela, vá para um lugar calmo, pegue um livro e leia 1 ou 2 capítulos, você voltará com suas energias renovadas e a cabeça mais aberta, pronta para se concentrar melhor e, finalmente, conseguir entender a matéria que parece estar tudo em grego. Vai dar um Up no seu ritmo de estudo.
E caso alguém pense que ler outra coisa no meio de um estudo irá mais atrapalhar do que ajudar, ai vai uma informação: Pelo contrário, isso aumenta o nível de concentração, desperta mais a mente, ajudando a absorver melhor o assunto, nos deixando mais atentos e totalmente ativos! Entenderam?
Nada de deixar os estudos de lado e atrasar as matérias, hein? Tô de olho! 

Chega de blablabla e vamos as recomendações.

1. Extraordinário
R.J Palácio

Onde comprar:

Esse livro é pura simplicidade, uma linguagem fluida, carregada de lindas mensagens e o título do livro faz jus a história. Bem, “Extraordinário” nos apresenta a um menininho apaixonante de 10 anos chamado August, ou Auggie como é conhecido. Ele nasceu com uma síndrome genética, cuja consequência é uma deformidade facial. Seus pais, super protetores e inseguros com a possibilidade de colocar seu filho na escola, e também sempre sendo submetido a realizar diversas cirurgias que o impediram de frequentar uma escola como um menino normal, foi educado sempre em casa. Agora finalmente terá a chance de ingressar em um colégio de verdade, para fazer o quinto ano. Auggie irá enfrentar alguns dias ruins, logo os seus colegas de classe começam a reparar naquela criança com uma aparência diferente das outras. Ele sentirá na pele coisas como o bullying e rejeição, sendo um desafio lidar com a aceitação de todos. Com isso, Auggie precisa convencer que, apesar de sua deformação, não há nada mais que o diferencie de seus colegas.
O livro fala sobre superação, preconceitos, aceitação, generosidade e claro, muito amor e carinho. Também nos faz uma reflexão de como as pessoas julgam as outras pela aparência, sem antes conhecer, mostrando o quão doloroso é viver em um mundo onde a aparência conta mais que a alma e o coração. Auggie foi uma lição de puro ensinamento para as pessoas ao seu redor e os leitores desse livro. Uma história linda, emocionante e fofa.

2. Feita de Letra e Música
Adrielli Almeida

Onde Comprar:

Para voltar as aulas leve e animado, eu não poderia deixar de fora "Feita de Letra e Música"Neste livro conhecemos Lívia Bonjardim, uma garota que está em pleno último ano do Ensino Médio, que encontrou na escrita sua voz e seu lugar ao mundo através de seu blog anônimo chamado Believe, com milhões de leitores. Lívia possui um caderninho de anotações em que sempre escreve seus textos/ músicas/postagens para o blog. Até que uma tragédia acontece: Ela perde o caderno com todas as anotações importantes do seu blog no banheiro, durante a festa de 15 anos da sua nada amável meia-irmã. Até que alguém misterioso encontra seu caderno e a chantageia, ameaçando contar para todos quem é afinal a Garota Believe. (não vou entrar em mais detalhes porque senão solto um spoiler haha').

É uma história com temática adolescente deliciosa de ler, bem-humorada e com ótimo enredo. Eu amei a escrita fluida e divertida da Adri, e também amei seus personagens. É aquele típico livro que dá vontade de entrar na história. Me senti mais próxima da leitura porque a história se passa aqui em Curitiba e há referências da cidade. Eu particularmente, tenho uma imensa vontade de guardar essa história em um potinho! Sério, superou minhas expectativas. Se você não conhece esse livro, super indico! 


3. Sonata em Punk Rock
Babi Dewet

Onde Comprar:

Já fiz resenha deste livro, quem quiser conferir com mais detalhes: Resenha Sonata em Punk Rock.
Esse livro nos apresenta a Valentina Gontcharov, ou Tim como prefere ser chamada, a protagonista de uma história repleta de música e ensinamentos. Tim é uma garota de 18 anos com cabelos platinados e roupas rebeldes nada convencionais, possui um temperamento forte e um espirito rock'n'roll. Fascinada por música desde criança, não se desgruda de sua velha guitarra, sempre quis ter sua própria banda e seu maior sonho é estudar na conceituada Academia Margareth Vilela, um conservatório de Música mais famosa do país, onde se formam grandes e reconhecidos músicos. Com seu talento, Valentina consegue a tão sonhada vaga, iniciando sua jornada a tão sonhada Cidade da Música. Porém nem tudo são flores, lá Valentina teve que lidar com desafios e mudanças para se tornar uma grande musicista. 

O livro fala bastante de empatia, sororidade, preconceitos, um pouco sobre feminismo e outros assuntos contemporâneos. "Sonata em Punk Rock" ganhou um espacinho especial no meu coração. Além de eu ter uma nostalgia da época que já quis ser uma rock star haha' Amei a escrita da Babi Dewet, a construção dos personagens e uma história super envolvente e deliciosa, sem contar as músicas que apresentam cada capítulo, "Make me wanna die" do The Pretty Reckless é das músicas que aparece (muito amor por essa banda e muitas outras que estão no livro). Recomendo a leitura!

4. Malas, Memórias e Marshmallows
Fernanda França

Onde Comprar:

Nesse livro conhecemos Melissa, uma jovem jornalista de 23 anos que depois de ser demitida do seu trabalho, justamente no dia do seu aniversário, acaba conhecendo Theodoro Brasil, seu vizinho. Ela não contava que após conhecê-lo os dois iniciariam uma amizade e o mesmo lhe daria a chance de viajar pelo mundo, o seu maior sonho! Melissa, então, dá inicio ao projeto “América sobre rodas”, deixando para trás sua gata Lady Gaga, sua família e seus amigos. Durante os meses viajando por várias cidades, Melissa acaba descobrindo que as melhores pessoas nem sempre são as que queremos acreditar que seja e que, no fim, tudo pode te surpreender. Nos mostra a mensagem de que as vezes o fim de algo, pode ser um novo (e melhor) começo!

escrita da Fernanda França é simples, fácil de ler lida e bem completa com as visões, aprendizados e pensamentos de Melissa sobre os lugares por onde passa e seus sentimentos em relação a tudo o que vive durante suas viagens. Uma das coisas que amei nesse livro é que cada capítulo abre um parágrafo com as informações da cidade que a Melissa estava visitando. Uma história divertida, incrível com seus detalhes e sim, tem romance! haha'  E outra coisa, é Literatura Nacional! <3

5. Simon vs. a agenda Homo Sapiens
Becky Albertalli

Onde Comprar:

Simon é um adolescente de 16 anos e esconde de todos que é gay, pois ainda não se sente a vontade para contar as pessoas, então "sair do armário" é algo que ele prefere deixar mais para frente. Mas apenas uma pessoa consegue fazer com que Simon se abra para seus sentimentos, esse alguém é Blue, um garoto na qual conversa anonimamente por e-mail. Até que um dia seu segredo sofre ameaças, Simon usa o computador da escola e deixa sem querer sua conta aberta. Um colega de Simon vê os e-mails, tira foto das conversas e começa a chantageá-lo, tudo para conseguir a chance de ficar com uma garota que só Simon poderá ajudar.

Uma ótima indicação de livro com a temática LGBT, com toques da nossa realidade, personagens cativantes, cheios de sentimentos e diversidades, e com boas referências a cultura pop.


Espero que tenham gostado das indicações de hoje!
Boas aulas e boas leituras para todos!

23 comentários:

  1. amei ESSE POST COM TODA A MINHA VIDA ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adrii diva!
      Fico muito feliz que tenha gostado e por comentar! Rainha <3

      Excluir
  2. Gostei das dicas.
    Tem épocas que procuro livros mais fáceis e tranquilos para ler, devido a correria do dia-a-dia.
    Extraordinário já li, e realmente é uma otima leitura. Amei o livro.

    Beijos
    www.doceestante.blogspor.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Dayse!
      Que bom que gostou das dicas! E livros assim são excelente para relaxarmos.
      Estou lendo "Extraordinário" e amando demais <3
      Boas leituras!

      Beijo, beijos

      Excluir
  3. Olá, Aline!
    Primeiramente eu preciso dizer: Que dom incrível que você tem para tirar fotos perfeitas, hein? Estou aqui babando!
    E, eu concordo com você na indicação de Extraordinário, acredito que todo jovem estudante deveria ler ele para saber se socializar com as diferenças. Os outros livros da sua lista eu ainda não li, mas tenho tanta vontade de ler o "Sonata em Punk Rock" ♥

    Beijinhos,
    www.estantedajosy.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Josy!
      Muito obrigada mesmo! Fico feliz que tenha gostado das fotos <3
      Sim, "Extraordinário" todos deveriam ler, é uma história incrível e ensina muito.
      Amei "Sonata em Punk Rock", se tiver a oportunidade, leia! A Babi Dewet criou personagens maravilhosos *-*

      Agradeço pela visita!
      Seja bem vinda e boas leituras!

      Beijo, beijos

      Excluir
  4. Oi! Minhas aulas somente começam em março, então ainda tenho um tempinho de descanso. Amei suas indicações, conheço alguns mas nunca li nenhum. Espero gostar tanto quanto você!
    Beijo, Leitora Encantada
    Promoção 4 anos de blog Minhas Escrituras

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Miriã!
      Você ainda tem mais um tempinho para aproveitar kkkk'
      Que bom que gostou das indicações *-*
      Quando tiver a oportunidade de ler alguns desses livros, leia! São encantadores e você vai se apaixonar pela história.

      Agradeço pela visita!
      Boas leituras!

      Beijo, beijos

      Excluir
  5. Quero muito ler extraordinário!
    Adorei o post, bjus Aline.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Leia "Extraordinário", com certeza irá amar.
      Fico feliz que tenha gostado do post <3

      Beijo, beijos

      Excluir
  6. Preciso muito desses livros.
    Adorei as dicas.

    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Espero que tenha a oportunidade em ler esses livros, são maravilhosos <3
      Fico feliz que tenha gostado das dicas!

      Beijo, beijos
      E boas leituras!

      Excluir
  7. O único que li ali foi Extraordinário e amei muito, tô super a fim de ler os outros ♥
    Amei sua visita lá no blog, fique à vontade pra voltar sempre que quiser ;)

    http://www.falaaimaluco.com/

    ResponderExcluir
  8. Olá!
    O "Extraordinário" é um livro incrível! E os outros quando.tiver a oportunidade de ler, leia! Super indico <3 São histórias que vão te deixar bem mais leve, garanto! Kkkk'

    Obrigada, vou sempre visitar seu blog! E seja bem-vinda aqui!

    Beijo, beijos

    ResponderExcluir
  9. Adorei as dicas de livros, amei sua escrita e as fotos, parabéns. Fiquei interessada em ler Simon vs. a agenda Homo Sapiens!!
    Beijos ♥

    http://juntandoaspaginas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Olá, Alessandra!
    Muito obrigada! Fico imensamente feliz por ter gostado! <3
    Leia Simon, você vai adorar *-*

    Agradeço pela visita!
    Boas leituras!

    Beijo, beijos

    ResponderExcluir
  11. Oi Aline!!
    Eu adorei as dicas, dos citados conhecia apenas "Extraordinário" (é um dos meus livros favoritos da vida). Me interessei por todos.
    Beijos
    http://lua-literaria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Bia!
      "Extraordinário" se tornou um dos meus favoritos da vida também <3
      Que bom que as outras indicações te interessaram *-*

      Beijos, beijos
      Obrigada pela visita e boas leituras!

      Excluir
  12. oioi,
    esses livros acabaram de entrar para minha listinha de desejados
    Beijos
    https://nosso--sempre.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Eba!! Espero que goste das histórias <3
      Boas leituras!

      Obrigada pela vista!
      Beijo, beijos

      Excluir
  13. Oi Aline.
    é sempre bom ler um livro mais leve nesses momentos de estresse que os estudos nos proporciona e ainda dizem que estudar é a coisa mais simples hehe!
    Infelizmente da sua escolha só li Extraordinário, me interessei bastante pelo Simon vs a agenda homo sapiens, título interessante, gostei da premissa dele.
    Abraços!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Eduardo!
      Sim, livros mais leves nos relaxam nessas horas... Estudar nunca foi fácil mesmo kkkkkkk'
      Extraordinário é perfeito, se tornou um dos meus favoritos! Espero que tenha a oportunidade em ler Simon, é uma ótima história também.

      Obrigada pela visita!
      Beijo, beijos

      Excluir
  14. Ótima dicas. Complementando a dicas das lojas, recomendo o site Baixapreço (https://www.baixapreco.com.br/) para usar cupons de desconto para economizar nas compras. Beijos!

    ResponderExcluir