segunda-feira, 14 de março de 2016

Resenha: Eu sou Malala


Nesse livro publicado pela editora Companhia das Letras, escrito em parceria com a escritora britânica Christina Lamb, conhecemos a história de Malala Yousafzai, uma menina de apenas 15 anos que ficou conhecida mundialmente pelo seu ativismo em defesa ao direitos das mulheres a educação e pelo atentado que quase tirou sua vida em 09 de outubro de 2012.
Essa autobiografia nos possibilita conhecer sua história a partir da infância, onde ela e sua família viviam na tranquilidade do Vale Swat, um lugar que era o verdadeiro paraíso para eles, um vilarejo repleto de belezas naturais.  
            ‘’Morávamos no lugar mais lindo do mundo. Meu vale, o vale do Swat, é um reino celestial de montanhas, cachoeiras generosas e lagos de água cristalina.’’ 

Desde a sua infância nota-se que a educação da Malala diferenciava-se de outras meninas da sua cultura, isso graças a visão de mundo que possuía seus pais, que possibilita essa formação que vai influenciar nas suas escolhas. Quando chega na adolescência podemos ver que ela é uma menina normal, como qualquer outra, uma garota que gosta de ouvir música, se divertir, e que é apaixonada por leitura "Eu lia livros como Ana Karênina, de Leon Tolstói e os romances de Jane Austen.'' mas apesar de todas as características de uma garota normal, ela é diferente; uma menina especial, sonhadora e de uma coragem imensurável. 

Uma das principais influências de Malala é seu pai, diferente dos outros homens de sua cultura, um marido e pai revolucionário. Em um lugar onde não é comemorado o nascimento de mulheres, seu pai comemora e como homenagem dá a ela o nome da maior heroína do Afeganistão.

Desde criança ela teve acesso a escola, isso porque seu pai Ziauddin era professor, e depois de muita luta  tornou-se dono de uma escola particular, onde sempre foi permitido meninas estudarem. Malala sempre soube das atrocidades que aconteciam no Afeganistão, e do perigo que era meninas irem a escola, por isso ela agradecia constantemente por viver em seu vale. ‘’Para mim, o vale era um lugar ensolarado. Não pude ver as nuvens se juntando atrás das montanhas. Meu pai costumava falar: vou proteger sua liberdade, Malala, pode continuar sonhando.’’ 
           
Quando o grupo Talibã ganha poder político e passa a perseguir e implantar seus ideais extremistas, as coisas começam a mudar, seu pai é intimidado a fechar escolas onde estudam meninas, e a violência e perseguição começam a ficar cada vez mais fortes, mas revolucionária como o pai, Malala não se calou diante de tanta crueldade, mesmo sob ameaças ela não desistiu de ter o direito a educação, ‘’Há um momento em que você deve escolher entre ficar em silêncio ou levantar-se.''  E é a partir deste momento que sua família sofre muita pressão que culmina com o atentado sofrido por Malala e seu exílio na Inglaterra. Devido ao seu ativismo, em  2014 ela tornou-se a mais jovem ganhadora do prêmio Nobel da Paz. ''Uma  criança, um professor, uma caneta e um livro podem mudar o mundo.'' 

Já conhecia um pouco da história da Malala antes mesmo de ler o livro, mas a leitura me possibilitou conhecer mais sobre essa menina incrível e sua família, a admiração que tenho por ela é enorme, em um mundo com tanta intolerância, desrespeito e maldade, ela nos ensina a importância do respeito, do amor e acima de tudo a lutar por um mundo melhor.

Essa história além de emocionar e passar grandes ensinamentos como a importância da educação e da igualdade de direitos, nos remete a fazer uma reflexão sobre a cultura dos muçulmanos e as atrocidades que eles passam por conta desse regime implantado, muita gente tem uma visão errônea do que é ser muçulmano, Malala acredita na religião dela, assim como milhares de muçulmanos também acreditam, porém sabem muito bem que sua religião não prega o que o Talibã prega. 

Malala Yousafzai é um exemplo de força, bravura e bondade; uma grande heroína, seus ensinamentos são incríveis e admiráveis. Todos deveriam ler esse livro, independente de idade, religião ou até mesmo gosto literário, essa leitura é obrigatória para todos.  

"Nós, seres humanos, não percebemos como Deus é grande. Ele nos deu um cérebro extraordinário e um coração amoroso e sensível. Abençoou-nos com a capacidade de falar e expressar nossos sentimentos, dois olhos para ver um mundo de cores e beleza, dois pés que caminham pela estrada da vida, duas mãos que trabalham para nós, um nariz que aspira fragrâncias deliciosas e dois ouvidos para escutar palavras de amor''. 




Nenhum comentário:

Postar um comentário