quinta-feira, 9 de fevereiro de 2017

Resenha: O Garoto do Cachecol Vermelho


Título: O Garoto do Cachecol Vermelho
Autora: Ana Beatriz Brandão
Páginas: 291
Editora: Verus

"O Garoto do Cachecol Vermelho" é um romance escrito pela jovem escritora brasileira Ana Beatriz Brandão, com apenas 17 anos, vem conquistando cada vez mais seu espaço e se tornando uma das queridinhas escritoras contemporâneas nacionais, mostrando que veio para ficar e nos encantar! O livro foi lançado em 2016 pela Editora Verus e já se encontra na sua 5ª Edição. O livro é só elogios por onde passa, melhor dizendo, por onde é lido haha'

Nesse enredo criado por Ana Beatriz, conhecemos Melissa, uma jovem bailarina de 19 anos que teve que aprender a superar alguns contras na vida. Seu pai morreu antes dela nascer e foi criada somente pela mãe, uma cirurgiã plástica reconhecida, com isso, vive viajando e nunca teve tempo suficiente com a filha, então, possui uma relação conturbada com sua mãe e ela para suprir sua ausência sempre deu tudo o que Melissa queria, faltando até impor limites na garota que cresceu amargurada e mimada. Sua vida é baseada em ir para faculdade de manhã e, logo em seguida, passar horas do seu dia treinando balé em sua sala de dança, toda sua dedicação tem um ambicioso objetivo: sonha em conseguir uma transferência para Juiliard, nos Estados Unidos, e se tornar uma grandiosa bailarina, a única coisa que lhe interessa no momento.
Apesar de todo seu talento, Mel é uma garota egoísta, chata, arrogante e preconceituosa. Para fugir da vida entediante (de acordo com ela) que leva, Melissa aproveita através de festas e bebedeiras com seus amigos (amigos de aparência) para esquecer tudo que a aborrece. Mas é na noite de Ano Novo que algo diferente irá acontecer. Melissa conhece um garoto com ar de mistério, loiro, de olhos azuis e com um detalhe que será impossível de apagar da memória: ele usa cachecol de um vermelho intenso no pescoço. Ele está pintando o asfalto com cores vivas no meio de um aglomerado grupo de pessoas que batucam em latas de tinta. Vendo a situação e sem saber o que o tal garoto está fazendo, começa a implicar com ele, chamando-o de vândalo. Mas algo mexe com Melissa que nem ela mesma sabe explicar...



Os caminhos de Melissa e Daniel irão se cruzar e muito! Não importa para onde Melissa vai, todas as direções a leva ao tal garoto do cachecol vermelho. Daniel estuda na mesma faculdade que Melissa, o que a deixa surpresa de cara, entretanto, é por causa de um trote solidário na faculdade, organizado por Daniel que os aproximam de verdade. Ao contrário de Melissa, o garoto do cachecol vermelho é um rapaz cheio de vida, carrega em si um brilho que ilumina todos ao seu redor, se importa com as pessoas, é solidário, altruísta. Tudo que Melissa não é!  E sabe aquela famosa frase que “os opostos se atraem”? Então, isso se encaixa certinho nesses dois. Daniel aparece na vida de Melissa como se fosse um anjo (melhor definição ao DaniDani), com o objetivo mostrar a garota que nem tudo gira ao seu redor e ensinará grandes coisas, apresentando uma nova forma de enxergar o mundo, as pessoas e por fim, descobrir o que é amor verdadeiro, o sentido da amizade, encontrando a felicidade que falta em si.
É impossível durante a história você não odiar a Melissa. Ela se acha a superior, que todos devem servi-lá e consegue tudo o que quer, na hora que quer. Menospreza quem não é da mesma classe social, têm medo de ser infectada quando passa perto de algum cadeirante, portador de alguma deficiência ou necessidade especial (não é mentira, sério mesmo que ela faz isso, além de preconceituosa era sem noção!) e, para piorar, é insuportável ao extremo! Mas graças ao maravilhoso Daniel, ela começa a mudar, o amor muda as pessoas. 



E o que falar sobre o DaniDani? Que garoto mais lindo, por dentro e por fora! Ajuda todos sem querer nada em troca, faz tudo por amor, é atencioso e possui um talento musical de cair o queixo! Canta, toca violão, piano e ainda ministra um grupo do curso de música (essa parte me lembrou muiiiito Glee haha’). E quando ele canta a música “Something I Need” do OneRepublic para a Melissa quase derreti (quero um Daniel para mim, tô pedindo muito? Haha’). Confesso que apesar dessa fofurice do Dani, eu o achava trouxa em relação a Mel, sempre levando patadas e a aguentando (ô santa paciência desse rapaz!). Vamos dar créditos á ele, pois sua persistência ajudou muito a Mel a ter uma nova visão sobre a vida, inclusive, ganhando o seu coração!
"O Garoto do Cachecol Vermelho" tem uma boa dose de drama, romance, uma pitadinha de mistério, tudo muito bem desenvolvido. A escrita da Ana Beatriz Brandão é madura e leve, apesar de tratar alguns temas mais sérios como abuso, violência contra a mulher, preconceitos e também aborda sobre o ELA (Esclerose Lateral Amiotrófica) que é vivenciada por um dos personagens, de forma simples e clara, mostrando cada etapa da doença, a importância de conhecer sobre o ELA e sobre os cuidados com seus portadores. O que mais me surpreendeu é o quanto a autora tomou cuidado com cada detalhe dos temas. Quando peguei esse livro para ler, não imaginava tudo que encontraria durante a leitura, foi incrível, só tenho isso a dizer. 
A Editora Verus está de parabéns como sempre. Além de ser uma das minhas Editoras favoritas, o cuidado pelo conjunto da obra estão perfeitas! A arte da capa, diagramação e revisão estão impecáveis! E só ressaltando, guardem esse nome: Ana Beatriz Brandão, porque sem dúvidas, essa menina vai longe. Ainda teremos muitos livros (amém!) dessa autora.



Outra coisa que adorei nesse livro é que, ao contrário de muitos romances por ai, a história não gira somente no casal protagonista. Conhecemos histórias tão encantadoras, como uma menininha que Daniel visita no hospital como voluntário na ala de crianças com câncer; os amigos de Daniel, na qual Melissa os achava aberrações antes de os conhecer totalmente; a família do Daniel... São somente alguns exemplos que aparecem no livro, todos enriqueceram ainda mais o enredo. O livro é completamente narrado pela Melissa, apenas um pequeno trecho ao final nos mostra uma rápida visão de Daniel. Foi bem explorado essa parte, isso deixa mais evidente o quanto Dani é uma pessoa inspiradora e magnifica.
"O Garoto do Cachecol Vermelho" me conquistou desde as primeiras páginas, os capítulos curtos fazem com que a leitura flua, a escrita te envolve e há muitas situações comuns do nosso cotidiano. São pequenos detalhes que nos aproximam ainda mais da história. O livro me arrancou sorrisos, me fez sentir raiva, tristeza, e, por fim, aquele aperto no coração que me deixou com uma bela ressaca literária! O final despedaça qualquer coração. Será impossível não se apaixonar e sentir todas essas emoções. Recomendo essa leitura para quem ama um bom romance cheio de reviravoltas, uma história inspiradora e lindas mensagens sobre a vida, dar valor as pequenas coisas e as pessoas, superação e como o amor e a atenção podem facilmente mudar um ser humano! Esse livro é para guardar no coração, na mente e na alma para nunca esquecermos DaniDani, pois ele te marcará e muito!
Detalhe mega importante desse livro: Durante a história, nós leitores somos apresentados a instituição ABrELA (Associação Brasileira de Esclerose Lateral Amiotrófica) e sobre o trabalho que realizam. Ana Beatriz Brandão além de nós presentear com essa linda história, faz questão que 20% da venda dos livros vão para a instituição que ajuda os portadores dessa doença, você comprando o livro estará ajudando. Linda iniciativa!


19 comentários:

  1. Oie Aline!

    Amei a resenha, me deu mais de terminar a leitura. To no comecinho do livro...

    Beijos 😊

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Suellen!
      Fico feliz que tenha gostado da resenha! <3
      Espero quw goste do livro tanto quanto eu. Amei demais *-*

      Obrigada pela visita!

      Beijo, beijos

      Excluir
  2. Parabéns pela resenha, realmente esse livro é encantador!! O melhor livro que li ate agora no ano de 2017!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada, Giovana!
      Com certeza "O Garoto do Cachecol Vermelho" está na lista de "minhas melhores leituras de 2017". Livro aue me conquistou por completo!

      Obrigada pela visita!
      Beijo, beijos

      Excluir
  3. Oi Aline!
    Esse livro é só elogios! Já vi várias resenhas dele e só falam bem.
    Amei a sua resenha!!

    Beijos, Lorena

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      O que mais me deixou com vontade de ler esse livro foram os elogios. E não me arrependi! Realmente mereceu todas as criticas positivas.

      Obrigada! <3
      Beijo, beijos

      Excluir
  4. Oi Aline! Eu adorei saber sobre o livro. Foi a resenha mais completa que li. Não seria um enredo que me prenderia, não fosse a curiosidade que você retratou ao final da resenha. Se traz uma boa causa, merece ser lido.
    Vai para a lista de desejos.
    Beijos
    http://lua-literaria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Bia!
      Esse livro me encantou muito! A história além de linda e nos envolver, o livro têm uma boa causa por trás.
      Fico feliz que tenha gostado da resenha e se interessado pelo livro. Espero que goste da leitura e tire boas mensagens dele! *-*

      Obrigada pela visita!
      Beijo, beijos

      Excluir
  5. Adorei conhecer sobre esse livro flor. A história parece ser realmente interessante... E muitos elogios heinn... Adorei!
    Beijos linda!!

    www.lendo1bomlivro.com.br
    @lendo1bomlivro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Day!
      Os elogios foram super merecidos! A história é muito bem construída e maravilhosa. Vale a pena a leitura!

      Obrigada pela visita!

      Beijo, beijos

      Excluir
  6. Oi Aline,

    Conheci esse livro pelas resenhas que li e sempre foram muito positivas. Fiquei com vontade de ler pelo enredo, a leitura que parece ser gostosa mas ao mesmo tempo tocante. Espero por ter a oportunidade de ler, que tenho interesse sim.

    Bjs, @dnisin
    www.sejacult.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Denise!

      A autora soube criar uma história que nos encanta por inteiro, e com mensagens para levar pra vida!
      Fico feliz por ter de interessado pela história. Espero que goste da leitura e aproveite bastante!

      Obrigada pela visita!
      Beijo, beijos

      Excluir
  7. Ai que livro mais amorzinho, a história me parece boa,adoro livros com escritas leves, fiquei com vontade de conhecer mais um pouco de Daniel, adorei a resenha,tá demais, bjus. Tem post novo no blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Joyce!
      O livro é lindo e tocante! Super indico a leitura, sério mesmo!
      Quando conhecer o Daniel, vai se apaixonar por ele assim como eu <3
      Espero que tenha uma oportunidade de ler esse livro e goste da leitura também.

      Vou lá visitar seu blog!! *-*
      Obrigada pela visita!

      Beijo, beijos

      Excluir
  8. Mais uma rs... Só vejo resenha boas a favor desse livro com a capa tão encantadora... Já esta na minha lista e achei linda também essa iniciativa de doação dos 20%, ela esta de parabéns...
    Adorei sua Resenha.
    Parabéns!
    Bjoss da Isa 💕

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Isa!
      Esse livro merece todos os bons comentários que recebeu! É uma história maravilhosa!
      E essa iniciativa é linda mesmo <3
      Fico feliz que tenha gostado da resenha!

      Obrigada pela visita!
      Beijo, beijos

      Excluir
  9. Eu já tinha conhecimento desse livro e tenho muita curiosidade em lê-lo mas nunca procurei saber sobre a história ou resenhas! A capa é linda ^^
    Beijos,
    http://blog-apaixonadaporpalavras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Lara!
      Esse livro é lindo! A história traz boas mensagens e foi muito bem escrita. Super te indico.
      Espero que tenha a oportunidade de lê-lo e goste tanto quanto eu.

      Obrigada pela visita.
      Beijo, beijos

      Excluir
  10. Que resenha linda, anjinha! Me comoveu o carinho com que falou sobre ele. Muito obrigada! <3

    ResponderExcluir