domingo, 29 de janeiro de 2017

Precisamos falar sobre o Oscar 2017



Ano da redenção!!! Depois da tão criticada edição de 2016, com pouquíssima representatividade, a Academia promove uma premiação multicultural, com grande presença negra e uma gama de histórias que promovem inúmeras reflexões. Temos cinema arte, engajado, poético, blockbuster, independente e musical. Há tempos não tínhamos uma premiação tão mista, oportunizando aos amantes da sétima arte entrar em contato com diferentes formas e gêneros.
Não farei aqui um comentário sobre cada categoria, pois durante as próximas semanas estaremos postando nossas apostas. Hoje vamos falar sobre as três categorias mais concorridas do ano, Melhor Filme, Melhor Atriz e Melhor Atriz Coadjuvante, categorias que expressaram o poder multicultural da grande tela em 2016.




A categoria de Melhor Filme é sempre a mais difícil, a Academia pode indicar até dez filmes, e poderia, ao meu ver faltou Deadpool, só para os fãs de super-heróis se sentirem representados, até porque foi o melhor filme do gênero feito até o momento, mas esse ano foram nove indicados, abarcando vários gêneros, tem para todos os gostos. A Chegada , melhor ficção científica de 2016 não poderia ficar de fora, filme lindo e inteligente, o grande blockbuster da premiação. Manchester á Beira-Mar , um filme triste, com atuações e fotografia marcante, uma história factual, onde pequenos gestos determinam grandes acontecimentos. Moonlight, essa história é de tirar o fôlego, representante LGBTQ da premiação, a história de Chiron é fascinante, mostrando a busca por amor e aceitação, mesmo onde há o desespero e a desestruturação social. Fences, como sempre falo, qualquer filme que tenha Viola Daves e Denzel Washington como casal protagonista já vale uma estatueta, a história, baseada na peça de teatro com o mesmo nome e interpretada pelo mesmo casal, nos mostrará o poder da família e a luta por dignidade, detalhe importante, Denzel dirige o filme. Estrelas Além do Tempo, o filme inspiração da premiação, fala de empoderamento feminino, de luta contra o preconceito racial e igualdade, com uma chuva de divas (Octavia Spencer, Janelle Monáe e Taraji P. Henson). O representante estrangeiro da indicação, Lion, é aquela história que vai te fazer chorar horrores, que irá te mostrar paisagens belíssimas e interpretações viscerais, temos aqui o grande retorno de Nicole Kidman. A Qualquer Custo  é um drama policial, que mostra a decadência do interior dos EUA. Até o Último Homem  é o representante do patriotismo norte-americano na premiação, nos contando a história de um cristão que se recusa a pegar em armas durante a Segunda Guerra Mundial. Deixei La La Land  por último de propósito, o musical que evoca uma das mais belas homenagens ao cinema arte e nos apresenta um dos casais mais shipados do momento, Emma Stone e Ryan Gosling, tem tudo para se tornar o grande coletor de estatuetas douradas de 2017. 

Isabelle Huppert, Ruth Negga, Emma Stone, Natalie Portman e Meryl Streep.

Falando das interpretações femininas, as cinco Deusas que concorrem na categoria de Melhor Atriz merecem a estatueta. Tem de tudo nessa indicação, o que torna o prêmio ainda mais concorrido. Isabelle Huppert, francesa, protagonista de Elle , filme que provoca uma série de sentimentos e discussões sobre o estupro e a reação da vítima, uma das atuações mais fortes de 2016. Ruth Negga, indicada por Loving, corre por fora na premiação, mas atua em uma história de amor e luta contra segregação racial, que nos leva a sofrer e ficar felizes com a evolução de sua história. Emma Stone, brilhando em La La Land , o maior papel e a maior atuação da jovem atriz, que além de cantar, dança lindamente. Natalie Portman, deslumbrante no papel da primeira-dama Jacqueline Kennedy em Jackie , uma atuação digna e fortíssima. Meryl Streep, diva, maravilhosa, poderosa, dona do cinema e rainha da interpretação, recebe sua 20ª indicação por Florence: que mulher é essa?, mostrando que tem um lugar cativo na categoria.
Momento Indignação: Amy Adams, foi a grande surpresa negativa do ano, pois todos davam certo como uma indicação por A Chegada  ou Animais Noturnos , mas a Academia deu aquela “esnobadinha” básica. Já vimos esse filme com Leonardo DiCaprio.

Viola Davis, Naomi Harris, Nicole Kidman, Octávia Spencer e Michele Willians 
Na categoria de atriz coadjuvante, temos o maior símbolo da representatividade dessa edição, três Divas do cinema e negras, concorrem na categoria que tem atuações que vão te deixar no chão. Octavia Spencer por Estrelas Além do Tempo , corre por fora, mas brilha em seu papel. Viola Davis, Diva Máxima dos últimos anos, a grande favorita, indicada por Fences . Naomie Harris, brilhante em Moonlight, trabalha com uma personagem extremamente difícil na construção da história principal, te levando a criar uma gama de sentimentos conflitantes pela personagem. Michelle Williams, indicada por Manchester á Beira-Mar , com aparições pontuais na história, mas que afinam e definem o entroncamento do roteiro. Nicole Kidman por Lion, Diva em grande retorno, com uma atuação de doer o estômago, nos leva a repensar o papel de ser mãe, uma belíssima presença em um filme tão belo.    

Como vimos, a representatividade é marca dessa edição, uma forma de protesto, um protesto artístico, contra o novo presidente dos EUA, Donald Trump. As artes devem sempre lutar contra o retrocesso, contra os muros e contra a violência que a ignorância gera. A Academia está de parabéns, recupera sua imagem e nos mostra que a sétima arte é capaz de nos aglutinar em prol de um mundo sem fronteiras.
A premiação acontecerá no dia 26 de Fevereiro, no meio do Carnaval, às 21:00 no canal pago TNT, e sim, aqui teremos muito capacidade de opinar!!! Estarei acompanhando tudo com muita serpentina, glitter e purpurina!!!
                 

4 comentários:

  1. Olá!

    Pelo jeito a concorrência esse ano vai ser acirrada! Só filmes top, e essas atrizes...tudo Diva.
    Adorei o post...seguindo para não perder nada!

    Vim por recomendação do grupo TDS.
    Beijinhos, Ana

    💞Mundo dos Sonhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ana está bem concorrido mesmo, acredito que teremos boas surpresas na premiação!!! Essa época é perfeita para maratonas dos filmes indicados!!!
      Continue nos acompanhando!!!

      Excluir
  2. Oi! Menina, estou tão perdida com esses assuntos de cinema. Eu não consegui assistir nenhum dos filmes indicados ao óscar, mas caro que já tenho meu favorito: La la land. Eu amei o trailer e todas as resenhas do filme que li, então torço muito pela Emma e o Ryan (que são dois dlçs rsrs). Estou louca para assistir a noite da premiação!
    Beijo, Leitora Encantada
    Promoção 4 anos de blog Minhas Escrituras

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Corre que ainda tem tempo para assistir aos principais. La La Land é o grande filme do ano, um filme de amor e felicidade!!! Emma e Ryan estão maravilhosos juntos, o casal mais perfeito do mundo!!! Essa noite de premiações promete!!!
      Obrigado por nos acompanhar!!!

      Excluir