sábado, 12 de março de 2016

Resenha: Uma curva no tempo



Título: Uma curva no tempo
Autora: Dani Atkins
Páginas: 235
Editora: Arqueiro

Uma curva no tempo é o livro de estreia da escritora inglesa Dani Atkins, publicado pela editora arqueiro em 2015 o livro está sendo bem recebido tanto aqui no Brasil quanto em outros países.

A história é narrada em primeira pessoa pela personagem Rachel, o livro é basicamente dividido em duas partes, na primeira parte Rachel, seus amigos e namorado Matt se reúnem para um jantar de despedida para comemorar o fim do colegial e o começo de uma nova vida, neste dia um carro desgovernado aparece em direção ao restaurante em que eles estão, Rachel fica presa a mesa e é seu melhor amigo Jimmy que volta para salva-la, mas por conta disso ele acaba perdendo a própria vida.

"Ainda parecia forte e bronzeado, como havia poucos minutos, quando encontrara força para me puxar para longe do perigo. Só que agora ele não estava se mexendo. Muito antes de as ambulâncias chegarem até nós, eu me dei conta de que ele jamais voltaria a se mexer."

Cinco anos após esse acidente nós descobrimos que seu pai está com câncer e que na época do acidente Rachel ficou um bom tempo internada, que teve seu rosto desconfigurado e por conta das sequelas convive com dores de cabeça frequentes. Por se sentir culpada pela morte do melhor amigo, ela decidiu se afastar de todos, inclusive do namorado, agora ela vive em Londres em um apartamento pequeno, com um emprego que não era dos seus sonhos, tendo uma vida solitária e triste.

Quando sua melhor amiga Sara, que inclusive também estava no jantar de despedida manda um convite de casamento para ela, Rachel se vê obrigada a reviver o passado que tanto a assombrava, não tendo escolhas a não ser ir ela embarca de volta para sua pequena cidade.

Em um reencontro antes do casamento, Rachel percebe que todos seguiram com suas vida e estão bem, não se sentindo muito confortável e com uma dor de cabeça que insiste em não passar ela decide  ir embora, chegando no hotel em que está ela tem uma ideia repentina de ir ao cemitério visitar o túmulo de Jimmy, chegando lá em meio a lamentações e lágrimas ela começa a se sentir muito mal e sofre um desmaio. E é a partir dai que chegamos na segunda realidade da história, em que ela acorda em um hospital e fica completamente confusa com o que vê, seu pai não está doente, sua cicatriz sumiu, e Jimmy seu amigo que até então estava morto, está bem na sua frente. Agora ela é noiva de Matt e trabalha no que  sempre sonhou, mas mesmo sendo uma vida que sempre desejou, aquilo a deixa bem atordoada, e ela se nega a acreditar que seja real, tendo como lembranças apenas sua vida antiga. Decidida a provar para si mesma e a todos que aquilo só pode ser um sonho, ela resolve buscar pistas que provem o contrário.



Desde a primeira realidade nós já percebemos que Jimmy e Rachel nutrem um sentimento forte e verdadeiro um pelo outro, o que depois do acidente fica ainda mais claro, mas nessa sua nova realidade eles não são mais próximos, só que ela confia nele mais do que ninguém, e é Jimmy que a ajuda entender o que está acontecendo e fica ao lado dela.

"Assim era Jimmy; o garoto que me amara quando éramos crianças e o homem que havia se tornado. Eu podia confiar nele com relação a tudo. Eu podia confiar nele com relação à verdade. ‘’

Sabe aquele tipo de livro que você fica horas sem saber expressar o que sentiu, bom, é como fiquei, o desenrolar da trama me deixou confusa, curiosa e nervosa, sem entender o que estava acontecendo e qual das duas realidades era de fato real, ficava me questionando se tudo aquilo era loucura da cabeça dela, e o final, que final!! Ainda não sei dizer o que senti, foi uma mistura de alívio com tristeza. O nome original desse livro é fragmentados, e faz todo sentido, pois você irá ficar partido em milhares de pedaços. Com um narrativa intensa, emocionante e brilhante, Dani Atkins nos apresenta uma história que nós deixa extremamente tocados, nós faz refletir se faríamos as coisas de maneira diferente se a vida nos desse segundas chances, se aproveitaríamos ao máximo ficar ao lado de pessoas que amamos e se viveríamos a vida sem medo. Apesar de ser o primeiro livro da autora, ela soube de maneira extraordinária criar personagens cativantes e que nos deixam envolvidos, impossível não se encantar, é uma história que recomendo para pessoas que gostem de finais imprevisíveis e que não abrem mão de um bom drama.  

‘’Não existe garantia de nada na vida, Rachel. Acidentes e doenças acontecem, não podemos fazer nada em relação a isso....E Deus sabe  que você pode se meter em encrenca só ao se levantar da cama! Mas não podemos deixar isso reger nossa vida.’’



4 comentários:

  1. Olá Mariana!

    Nossa essa história super me interessou. Parece ser realmente um livro que demoramos para entender o sentimento final. Parabéns pelo blog e pela resenha =)

    www.booksimpressions.com.br

    ResponderExcluir
  2. Olá, Raissa!

    Sim, até hoje não consigo dizer como me senti rsrs, mas vale muito a pena a leitura.
    Muito obrigada, querida :)
    Beijos!!

    ResponderExcluir
  3. Eu li esse livro por ver tantos comentários sobre ele. Fiquei totalmente confusa durante o livro e o final realmente é surpreendente. Eu achava que era um problema meu, porque eu via todo mundo dizendo que chorou bastante e tal, mas eu não conseguia sentir nada além de confusão e curiosidade. O título original faz mais sentido e me deixou mais aliviada, pois achei que não tinha entendido a história.

    http://cantinhodeleitura2.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Uau! Adorei a resenha! Gosto muito de narrativas intensas, fiquei curiosa, vou anotar na lista! Beijos,
    Yasmim.

    Blog: http://literarte.blog.br
    Insta: instagram.com/blogliterarte
    Twitter: twitter.com/yasmimsaks

    ResponderExcluir