sexta-feira, 21 de outubro de 2016

[Dica]: Prepare-se para a redação do Enem



        Olá, leitores! Tudo bem com vocês?

     Se você está no final do ensino médio com certeza essas horas deve estar com o cabelo em pé. Motivos? Enem chegando, época de vestibulares e você já está querendo jogar as apostilas pela janela ou fazer um ritual de fogueira para queimá-las. Isso tudo enlouquece, eu sei! Já passei por isso e não é fácil pois é um período estressante para os estudantes, é o primeiro passo para o futuro. E se você quer entrar em uma faculdade, não tem como escapar disso, sinto muito e boa sorte! haha' Realidades da vida.
        O Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) está cada vez mais pertinho, será nos dias 5 e 6 de novembro. Então, resolvi preparar um post dedicado a tão amada (mentira!) redação. Afinal, não adianta nada você se matar de estudar, se sair bem em outras questões da prova e no final, ir super mal na redação. Saiba que a redação tem o maior peso na hora da nota, caso você chegar ao ponto de zerá-la, infelizmente sua prova inteira não será mais válida. Isso também vale se sua nota for super baixa, porque basicamente a nota final da prova será abaixo da média, entretanto não contará em suas possíveis participações para concorrer a vagas em universidades. Sentiram o poder da redação, não é?
        Aposto que devem estar cansados de ouvirem e lerem dicas de como fazer uma redação, mas isso nunca é demais, certo? Se você chegou até aqui e se interessou, abaixo darei algumas dicas de como conseguir tirar uma boa nota na redação do Enem e outros vestibulares. Logo aviso, isso me ajudou na época que realizei a prova e fui bem. YAY! E outra coisa também: Fazia faculdade de Letras, já ensinei algumas pessoas a escrever redações e quase fui professora. Ou seja, eu entendo um pouco do assunto. Não estarei falando abobrinhas aqui haha'

         Primeiramente, o formato de redação exigido pelo Enem e diversos vestibulares é a dissertação argumentativa, nada mais é do que a construção de uma ideia seguido com sua opinião, defendendo seu ponto de vista apresentados ao longo do texto. Toda redação precisa de três elementos básicos: 1) Introdução; 2) Desenvolvimento e 3) Conclusão. No primeiro parágrafo que será a Introdução, você já deve deixar claro qual sua intenção do texto, a ideia principal. Nos parágrafos seguintes será o Desenvolvimento, ou seja, a defesa dessa sua ideia que foi apresentada no primeiro parágrafo, são os argumentos que precisa usar para convencer o leitor, neste caso, a banca de professores que fará a correção. Tenham em mente que uma dissertação é feita para convencer quem está lendo, o emissor (estudante) precisa deixar claro sua mensagem e do por que sua ideia deve ser válida na qual o receptor (professores) entendam e se sintam convencidos do que foi escrito. E no último parágrafo, vem a Conclusão, ela deve fechar todas as informações descritas, apresentando uma espécie de solução de tudo que foi apontado no seu texto, a sua visão de melhoria. 
        Tome cuidado para não desviar do assunto, os parágrafos devem ter ligações entre si com coesão e coerência. Outra dica é que não adianta você usar palavras difíceis com frases bem construídas se a sua reflexão não está bem direcionada e exposta com clareza, podendo deixar o leitor sem entender qual é o seu foco, isso já faz com que perca uns pontinhos. Organize bem suas ideias, para isso há o rascunho. Também podem tirar pontos as quantidades de linhas (mínimo de 8 e máximo de 30), letra ilegível, erros com concordância e ortografia, acentuação, pontuação, mal uso de conectivos, alguns podem ser pequenos deslizes que todos nós cometemos mesmo sem querer, mas não passam despercebidos durante a correção. Não tenha preguiça de ler a sua redação várias vezes, faça uma boa revisão antes de passá-la a limpo. 
        Para uma ótima argumentação, é essencial demonstrar compreensão do assunto, visto que irá precisar passar uma convicção em seu texto, sendo necessário um certo domínio ou conhecimento sobre o tema. Por essa razão, a proposta de redação sempre vem acompanhada por textos de apoio, podendo ser pesquisas, notícias, artigos, imagens... Justamente para que o estudante possa entender qual o objetivo central da redação e assim construir seu raciocínio. Leia quantas vezes forem necessárias! Pense em um ponto que você conheça relacionado naquele assunto, isso te ajudará a refletir melhor sobre tema. Preste bastante atenção na proposta, pois é ela que você precisa alcançar antes de qualquer coisa, leve sempre em consideração o que é exigido do texto e não somente no que você pensa que é o correto.
         Bem, essa dica já é opcional mas eu acho importante falar. Aconselho começar pela redação! Porque você não está cansado, pode pensar com mais clareza e ainda não está estressado com as outras questões. A redação do Enem é sempre no segundo dia de prova.

        Espero que eu tenha ajudado de alguma forma, tentei ao máximo deixar tudo com um simples entendimento e sem rodeios. Para quem vai fazer o Enem, desejo de todo coração boa sorte! Essa fase vai passar e lá para frente quando estiverem na faculdade, vocês vão perceber que todo esse sacrifício de estudo valeu a pena!

        Deixem nos comentários qual curso vocês sonham em fazer, vou adorar saber. <3

        => Para mais informações sobre o Enem, acesse: http://www.enem2016.com/


4 comentários:

  1. Oi Aline!

    Não faço mais Enem mas essa dica seria muito útil quando eu fiz a 3 anos atrás ! rsrs

    Adorei o post!

    Beijos!
    Jéss
    www.pintandoasletras.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Jéssica!
      Fico feliz que tenha gostado das dicas <3
      Apesar de já temos passado por esse período, é sempre bom ainda saber essas dicas *-*

      Beijo, beijos

      Excluir
  2. Oi, Aline!
    Ótimas dicas, e super válidas! Graças ao Enem e aos meus esforços ganhei uma bolsa integral para cursar administração! :)
    Parabéns pela postagem, tenho certeza que irá ajudar muita gente!

    Beijos,
    Eli - Leitura Entre Amigas
    http://www.leituraentreamigas.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Eli!
      Muito obrigada, queria ajudar de alguma forma, qualquer dica sobre redação é válida,né?
      E que bom que você conseguiu uma vaga pra administração, fico feliz por sua conquista! <3

      Beijo, beijos

      Excluir