quarta-feira, 2 de março de 2016

Filme: God Help The Girl


Título: God Help The Girl
Lançamento: 2014
Duração: 1h52min 
Direção: Stuart Murdoch
Elenco: Emily Browning, Olly Alexander, Hannah Murray
Gênero: Musical, Drama, Romance 
Nacionalidade: Reino Unido


Sinopse:
Internada num hospital para cuidar de problemas emocionais, Eve (Emily Browning) começa a escrever canções como uma forma de se sentir melhor. A composição de músicas se torna mais que um modo de espairecer e ela vai para a cidade, onde conhece James (Olly Alexander) e Cassie (Hannah Murray), dois músicos com seus próprios objetivos e problemas. O que se segue é uma história de renascimento durante um longo sonho de verão.




          Sabe aquele filme que por mais que o enredo seja simples, ele te cativa de um jeito tão doce e encantador? Foi essa sensação que tive ao assistir o filme 'God Help the Girl'.
      'God help the girl' (Deus ajude a garota, em tradução livre) é um musical/drama baseada nas músicas da banda escocesa Indie Belle & Sebastian, com a trilha sonora, o roteiro e a direção por Stuart Murdoch, vocalista da banda. O filme é pouco conhecido, então decidi falar um pouco sobre ele e deixar como indicação.
  A história começa através de Eve (Emily Browning), uma jovem sonhadora, com um jeitinho super fofo (inclusive suas roupas tipicas de brechó), mas que tem um ladinho meio 'sombrio'. Ela sofre de depressão e distúrbios alimentares e está internada em uma clínica de reabilitação. Apesar dos seus problemas, Eve possui um talento incrível: compõe canções com os mais profundos sentimentos e canta com a alma, uma forma de espantar tudo de ruim de sua vida.


   Sua saga se inicia quando foge dessa clinica no meio da noite para assistir um show e ela acaba trocando olhares para o vocalista da banda. Logo depois da apresentação, entra em cena James (Olly Alexander) para tocar, mas tudo dá errado, pois no meio da apresentação ele acaba brigando com um dos integrantes. James é um garoto tímido, meio nerd porém não esconde sua ambição quando se trata da música. Depois de toda confusão, James encontra Eve e os dois começam a conversar e vão descobrindo coisas em comum, como por exemplo a paixão pela música.
      Finalmente Eve ganha alta da clínica e passa a morar na casa de James e assim conhece Cassie (Hannah Murray), já que Eve começa a ajudar James nas aulas de canto e violão para Cassie. Deste modo, eles começam a pensar mais longe, juntando o talento de cada um e sonham em montar uma banda. O filme acompanha a trajetória dos três jovens a tão sonhada carreira musical.


  Me identifiquei com a Eve, o que me fez ficar mais ligada ao filme. Apesar do roteiro não apresentar nada de revolucionário, os diálogos meio superficiais, o filme tem um ar retrô, com fofura e inocência, mas que consegue não só emocionar como encantar com sua simplicidade, uma história de amizade, sonhos e superação. Além da trilha sonora maravilhosa, a fotografia do filme tem como inspiração a década de 60/70 com uma pegada da cultura Indie, nos faz querer atravessar a tela e estar naquele lugar, o figurino e os personagens te cativam do começo ao fim. 
  O filme consegue também tratar com delicadeza a temática de distúrbios psicológicos tão comuns hoje em dia, o caso de Eve com a depressão e distúrbios alimentares, mas o filme em nenhum momento deixa de ser leve. Para quem gosta de romance, calma, tem sim romance no filme (não poderia faltar, né?),um triângulo amoroso entre amigo nerd e o bonitão nada confiável. Além de trazer uma mensagem de que é importante tentarmos distanciar os problemas e ir atrás dos nossos sonhos. 


  Uma super indicação para quem curte histórias simples, doces e que vai te cativar nos primeiros minutos.
         Confira o trailer:



Um comentário: