segunda-feira, 1 de fevereiro de 2016

Resenha: Os Instrumentos Mortais: Cidade dos Ossos


Título: Os Instrumentos Mortais: Cidade dos Ossos
Autora: Cassandra Clare
Páginas: 462
Editora: Galera Record

    "Cidades do ossos" é o primeiro livro da série 'Os Instrumentos Mortais' do gênero aventura/fantasia, composta por 6 volumes, escrito pela norte-americana Cassandra Clare, lançado em 2010 pela editora Galera Record, na qual faz muito sucesso aqui no Brasil. Em 2013 foi lançada uma adaptação cinematográfica, estrelado por Lily Collins, como Clary Fray e Jamie Campbell Bower, como Jace Wayland. 
Infelizmente, o filme não foi um sucesso de bilheteria e acabou recebendo algumas críticas. Sendo assim, foi dada uma "segunda chance" a história, e esse ano foi lançada a série "Shadowhunters", baseada nos livros da série com um novo elenco, dessa vez com Katherine McNamara como Clary Fray e Dominic Sherwood como Jace Wayland. No Brasil, sua transmissão é realizada pela Netflix.  

"Amar é destruir, e ser amado é ser destruído"

       O livro conta a história de Clary Fray, uma garota de 15 anos que levava uma vida normal até o dia que resolve ir com seu amigo, Simon, numa balada chamada Pandemônio. A adolescente presencia um assassinato feito por três jovens (Jace, Isabelle e Alec) cobertos por tatuagens enigmáticas e possuíam armas muito esquisitas, mas o que ela não sabia é que o rapaz assassinado era na verdade um demônio e apenas ela viu o acontecido. Essas pessoas são Caçadores de Sombras, como são chamados os guerreiros descendentes de Nephilins, são metade 'Anjo', metade 'Humano' e têm como missão proteger o mundo contra os seres do submundo. 


“Você parecia diferente do normal. Você estava tão diferente. Não pude deixar de pensar que você já tinha mudado, e que esse seu novo mundo não me incluiria. Queria fazer alguma coisa que me tornasse um pouco mais parte dele.”


       Nesta mesma noite ao voltar assustada para casa, ela encontra tudo revirado e sua mãe desaparecida, além de ser atacada por um demônio. É nesse momento que Clary descobre que existe um mundo além do nosso, cheios de criaturas que ela jamais imaginava que existiam na vida real. Ela acaba sendo inserida no mundo dos caçadores de sombras, um mundo que sempre teve ligação, mas tudo era apagado de sua memória toda vez que as visões retornavam em suas lembranças. Jace, Isabelle e Alec, os mesmos jovens que estavam na balada, que irão ajudá-la nesta jornada, sendo apresentada ao Instituto onde vivem os caçadores de sombras, e ao longo da história, conhece o vilão Valentim, o principal responsável pelo sumiço de sua mãe.  
       As respostas que Clary tanto procura será descoberto aos poucos, mas o da sua verdadeira origem, apenas sua mãe poderá lhe explicar, além de continuar mantendo em segurança tudo aquilo que sua mãe se esforçou para proteger durante a sua vida inteira. 

“Se havia uma coisa que ela estava aprendendo com tudo isso era a facilidade com que é possível perder tudo aquilo que se pensa que será para sempre.”


       A narrativa é feita em terceira pessoa e de forma incrível, cheia de suspense, aventura, ação e criaturas fantásticas, como lobisomens, vampiros, fadas, caçadores das sombras, monstros, feiticeiros, e muitos outros seres do submundo. Além de personagens marcantes com personalidades fortes, exibindo muita coragem e determinação. Um livro de tirar o folego já nos primeiros capítulos, onde cada página há uma revelação surpreendente, Cassandra soube bem explorar esses dois mundos: O nosso mundo Mundano e o Mundo da magia. Não vou entrar em muitos detalhes, pois alguns deles são spoilers



  


   O que eu mais gostei do livro é que não foca apenas numa história de romance, embora exista, mas não espere um envolvimento mais profundo dos personagens. O enredo é repleto de mistérios, suspenses, segredos e revelações, quando você menos imagina, acontece alguma surpresa. Um livro que te prende até o final da história. Recomendo a leitura para quem ama (assim como eu) uma boa história de fantasia que envolve dois mundos completamente diferentes. Mas aconselho ler o livro antes de assistir o filme ou a série porque isso pode mudar a sua visão sobre a história. E, como todos nós sabemos, os livros são ricos em detalhes e melhores que suas adaptações.

        Então, o que você está esperando para uma nova aventura, hein mundano?



                                                   Série Shadowhunters







Filme: Os Instrumentos Mortais - Cidade dos Ossos




Nenhum comentário:

Postar um comentário