sexta-feira, 10 de março de 2017

Chimananda Ngozi Adichie. Africana, Escritora, Feminista e Diva!!!

Olá pessoas!!!


Chimananda Ngozi Adichie
Sim, estou apaixonado por Chimananda Ngozi Adichie!!! Fui apresentado a sua escrita quando comprei Americanah, seu quarto romance. Não o li, o devorei, depois fui atrás de tudo que essa mulher já tinha escrito, resultado, amor para a eternidade!!! Chimananda, assim como eu, é feminista, lutando pelo fim da violência contra a mulher e por igualdade de gênero. Não tem como não amar!!! A senhora Adichie fez uma participação especial em uma das melhores músicas da Beyoncé, Flawless, onde apresenta seu poderoso manifesto feminista. A união dessas duas deusas negras redefiniu o significado de poder.




"Nós ensinamos as meninas a se retraírem
Para diminuí-las
Nós dizemos para as garotas, você pode ter ambição
Mas não muita
Você deve ser bem sucedida, mas não muito
Caso contrário, ameaçará o homem
Porque eu sou uma fêmea
Esperam que eu deseje me casar
Esperam que eu faça as minhas próprias escolhas na vida
Sempre tendo em mente que
O casamento é o mais importante
O casamento pode ser uma fonte de alegria e amor e apoio mútuo
Mas por que ensinamos às garotas a aspirar ao casamento
E não ensinamos a mesma coisa aos meninos?
Educamos as garotas a se verem como concorrentes
Não por emprego ou por realizações
O que eu penso que pode ser uma coisa boa
Mas sim pela atenção dos homens
Nós ensinamos as garotas que não podem ser seres sexuais
Da mesma forma que os garotos são
Feminista, a pessoa que acredita na igualdade social
Política e econômica entre os sexos"


Chimananda nasceu no dia 15 de Setembro (virginiana com eu), na cidade de Abba, Nigéria. Filha de professores universitários, chegou a cursar um ano e meio de medicina, mas decide se mudar para os EUA, onde estudou comunicação e ciência política, depois fez mestrado em Escrita Criativa e um mestrado de artes em Estudos Africanos. Ela divide seu tempo entre os EUA e a Nigéria, onde leciona oficinas de escrita.

Chimananda diva da literatura!!!
No dia 8 de Março, comemoramos o Dia Internacional da Mulher, uma data que lembra a luta por igualdade, proteção estatal e direitos, em homenagem a esse dia, o Relicário de Histórias compartilha três romances dessa escritora que conquistou o mundo e os nossos corações. 

1- Hibisco Roxo



Protagonista e narradora de 'Hibisco roxo', a adolescente Kambili mostra como a religiosidade extremamente 'branca' e católica de seu pai, Eugene, famoso industrial nigeriano, inferniza e destrói lentamente a vida de toda a família. O pavor de Eugene às tradições primitivas do povo nigeriano é tamanho que ele chega a rejeitar o pai, contador de histórias, e a irmã, professora universitária esclarecida, temendo o inferno. Mas, apesar de sua clara violência e opressão, Eugene é benfeitor dos pobres e, estranhamente, apoia o jornal mais progressista do país. Durante uma temporada na casa de sua tia, Kambili acaba se apaixonando por um padre que é obrigado a deixar a Nigéria, por falta de segurança e de perspectiva de futuro.

2- Meio Sol Amarelo



Filha de uma família rica e importante da Nigéria, Olanna rejeita participar do jogo do poder que seu pai lhe reservara em Lagos. Parte, então, para Nsukka, a fim de lecionar na universidade local e viver perto do amante, o revolucionário nacionalista Odenigbo. Sua irmã Kainene de certo modo encampa seu destino. Com seu jeito altivo e pragmático, ela circula pela alta roda flertando com militares e fechando contratos milionários. Gêmeas não idênticas, elas representam os dois lados de uma nação dividida, mas presa a indissolúveis laços germanos - condição que explode na sangrenta guerra que se segue à tentativa de secessão e criação do estado independente de Biafra. 

3- Americanah


Lagos, anos 1990. Enquanto Ifemelu e Obinze vivem o idílio do primeiro amor, a Nigéria enfrenta tempos sombrios sob um governo militar. Em busca de alternativas às universidades nacionais, paralisadas por sucessivas greves, a jovem Ifemelu muda-se para os Estados Unidos. Ao mesmo tempo que se destaca no meio acadêmico, ela se depara pela primeira vez com a questão racial e com as agruras da vida de imigrante, mulher e negra. Quinze anos mais tarde, Ifemelu é uma blogueira aclamada nos Estados Unidos, mas o tempo e o sucesso não atenuaram o apego à sua terra natal, tampouco anularam sua ligação com Obinze. Quando ela volta para a Nigéria, terá de encontrar seu lugar num país muito diferente do que deixou e na vida de seu companheiro de adolescência. Chimamanda Ngozi Adichie parte de uma história de amor para debater questões prementes e universais como imigração, preconceito racial e desigualdade de gênero.



Os três livros são inspiradores, trazendo para nós uma realidade que muitas vezes negamos, a africana. Além dos três romances apresentados, Chimananda possui duas outras obras, que podemos chamar de manifestos, "Sejamos Todos Feministas" e "Para Educar Crianças Feministas: Um Manifesto", são obras onde a autora conclama a necessidade da luta pelos direitos de igualdade de gênero, os textos desses dois livros são mais sociológicos e políticos, mas de fácil leitura e compreensão, ou seja, obras indicadíssimas e necessárias!!!


Eu amo essa mulher e não ligo em dividi-la com todos vocês, não possuo ciúmes literário!!!

Espero que tenham gostado e até o nosso próximo encontro!!!


20 comentários:

  1. Oie!!
    Nunca tinha ouvido falar dele e bem dos livros que você sitou.
    Parabéns pelo post!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Giovana, espero que leia alguma das obras dela, são simplesmente maravilhosas!!!
      Continue nos acompanhando!!!

      Excluir
  2. Arrasante!!!
    Adorei a postagem!!!

    Bjs
    Suka
    suka-p.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Suelane, muito obrigado pelo comentário. Espero que leia alguma das obras indicadas, são transformadoras!!!
      Continue nos acompanhando!!!

      Excluir
  3. Respostas
    1. Olá Jacqueline, muito obrigado pelo apoio. Leia alguma das obras indicadas, super indico!!!
      Continue nos acompanhando!!!

      Excluir
  4. Olá Felipe!
    Amei sua postagem, não conhecia Chimananda. Li as sinopses dos livros e nem sei por qual começar a ler.
    Gosto muito de livros que mostram um pouco da realidade que muitas vezes não conhecemos ou como você mesmo disse negamos. 🙁
    Meta para ler um desses livros até fim do ano.
    Beijos
    www.doceestante.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Dayse, nem me fale, é uma história melhor do que a outro, simplesmente fiquei sem chão depois de cada livro lido dela. Leia mesmo e depois nos conte o que achou.
      Continue nos acompanhando!!!

      Excluir
  5. Olá Felipe, tudo bem?
    Ainda não li nada da autora, mas sempre vejo alguém indicando o livro Sejamos Todos Feministas. Tenho curiosidade em conhecer seu trabalho e assim que tiver oportunidade vou adquirir esse volume!
    Abraço,

    versosenotas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bárbara, Sejamos Todos Feministas é um lindo manifesto, super indico, leia mesmo.
      Muito obrigado e continue nos acompanhando!!!

      Excluir
  6. Oi Felipe!
    Nem preciso dizer que AMEI esse post! Eu não conhecia a autora, mas após uma apresentação como essa, vou procurar sim! Vou começar pelo livro "Americanah", acho que vou gostar. Parabéns​ pelo post!
    Beijos, Lorena

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lorena, comece mesmo por Americanah, é um livro marcante, eu gostei muito de Hibisco Roxo, leia depois!!!
      Continue nos acompanhando!!!

      Excluir
  7. Eu admiro muito essa mulher, e os livros dela são todos muito bons e sim hoje posso ter orgulho de dizer que sou feminista.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Larissa, essa mulher é simplesmente maravilhosa. Muito obrigado pelo comentário!!!
      Continue nos acompanhando!!!

      Excluir
  8. Ela é simplesmente linda, nunca tinha ouvido falar.
    Gostei das dicas dos livros.
    Ótimo post.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Além de linda, excelente escritora. Super indico os livros, comece por Americanah!!!
      Continue nos acompanhando!!!

      Excluir
  9. AMEI este post! Já estou anotando todas as sugestões, adorei a Queen B aí, e meu Deus, um dos melhores posts que vi! Parabéns, já quero ler tudo dessa mulher!

    Um beijo, Carol
    Blog com V.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Caroline, essa mulher é simplesmente maravilhosa, junto com a Queen B, só aumentou o poder!!! Os livros dela são incríveis, não dá para parar de ler!!! Indico Americanah por primeiro!!!
      Continue nos acompanhando!!!

      Excluir
  10. Eu preciso muito ler esse livro. Qualquer livro dela aliás. É muito poder!!

    ResponderExcluir
  11. Quanto amor por essa postagem! Adorei muita coisa! Já lí o livro: "Sejamos todos feministas" e achei incrível! Irei em busca dos outros títulos. Parabéns por se importar com essa causa. É super importante! Um beijo!

    Eliziane Dias

    ResponderExcluir