quarta-feira, 13 de abril de 2016

Resenha: Doce Perdão

Título:  Doce Perdão 
Autora: Lori Nelson Spielman
Páginas:  320
Editora: Verus

'Doce perdão’ publicado pela Verus Editora é o segundo livro da autora americana Lori Nelson Spienman, seu primeiro romance a ‘Lista de Brett’ também lançado pela Verus, já foi publicado em mais de 30 países. Nessa história conhecemos a vida de Hannah Far, uma mulher de 34 anos que é apresentadora de TV na cidade de New Orleans, ela namora o prefeito da cidade Michael Pane e tem milhares de fãs, mesmo com um relacionamento morno em que ela não sente plenamente feliz e com a audiência do seu programa andando cada vez mais baixa, sua vida estava aparentemente boa, se não fosse o fato de duas pequenas pedras virarem seu mundo de cabeça para baixo.

‘’Uma carta. Duas pedras de jardim. Sua vida de ponta cabeça’’.

As pedras do perdão se tornaram febre no país e funcionam da seguinte maneira, enviar as pedras para quem você ofendeu ou magoou com um pedido de desculpas, se a pessoa lhe devolver umas das pedras significa que você foi perdoado, para completar o círculo do perdão você também precisa enviar a pedra que sobrou para alguém. A criadora desse fenômeno é Fiona Knowles, e tudo começou quando ela decidiu pedir perdão a todas as pessoas que já magoou, ao total 34 pessoas. Hannah é uma delas, e agora após dois anos do pedido é que ela decidi devolver uma das pedras.



"Será que ela ainda está esperando pela minha pedra? Será que as outras trinta e quatro que ela enviou foram mandadas de volta para ela? A culpa me sufoca."


Hannah também tem seus segredos, erros, magoas e inseguranças, quando pequena seus pais se separaram, sua mãe escolheu ficar ao lado de outro homem ao invés da filha, pelo menos é assim que ela enxerga as coisas. Após um grande desentendimento com a mãe e com o total apoio do pai elas deixam de se falar e não se veem mais. ‘’Essa é a sua história, a sua verdade. Você acredita nela, eu entendo. Mas isso não significa que seja a verdade’’.

Depois de anos o passado volta a atormentar sua vida, sua amiga e ex sogra Dorothy é que a incentiva a voltar a falar com a mãe e se reconciliar, ‘’Você entendeu errado. Eu perdoei a Fiona Knowles. Essa segunda pedra é pra pedir perdão a alguém, não para oferecer perdão.... Perdoar ou pedir perdão tanto faz. A ideia é restabelecer a harmonia, não é?.'' mas as coisas acabam mudando um pouco o rumo da história quando ela decide ir até Michigan falar com a mãe, e agora ela não sabe mais o que seria o certo a fazer, dar o perdão ou pedir o perdão, pessoas novas e conhecidas irão aparecer e mexer ainda mais com ela, o que vai fazer Hannah repensar toda sua vida.

No decorrer da narrativa você se vê pensando como vai ser o desenrolar da história, há algumas surpresas. Hannah se mostrou uma pessoa de muita coragem, os personagens são bem reais e é fácil de se identificar, afinal, quem nunca errou ou já foi magoado por alguém? e sabemos o quanto é difícil pedir perdão ou perdoar. Você vê diferentes tipos de pessoas em busca de perdão e um recomeço,  essa é uma das partes mais tocantes da história. O livro passa uma mensagem muito bonita, singela e reconfortante, mostra a importância do amor, da família e como nós seres humanos somos seres imperfeitos que erramos, mas que temos como nos redimir por mais difícil que seja, e no final das contas obter o doce perdão.

‘’É muito difícil pedir desculpas. Até a hora em que você fala. E então vira a coisa mais fácil que você já disse na vida.’’

A leitura foi rápida e prazerosa, assim como em ‘A lista de Brett’ a trama é cheia de frases inspiradoras que fazem pensar, refletir e passam um sentimento bom. Lori sabe escrever histórias sentimentais e reais, e o que é mais marcante na escrita da autora é que suas histórias são imprevisíveis, se você gosta de surpresas esse livro é cheio delas, porém, infelizmente o livro não superou minhas expectativas, há um tema sério na história e a autora deixou passar batido, penso que ela não deveria ter tratado com tanta indiferença o assunto em questão, fiquei decepcionada com isso pois estava achando o livro incrível até então, mas indico para pessoas que gostam de uma leitura leve, se você já leu a ‘A lista de Brett’ e gostou, possivelmente também vai gostar desse.



2 comentários:

  1. Olá Mariana,

    Estou para ler 'A lista de Brett' que me recomendaram bastante. Gostei de saber desse novo livro da autora, sinto que irei gostar. As capas são muito bonitas =)

    Parabéns pela resenha!

    http://www.booksimpressions.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Vale a pena a leitura sim :) verdade, as capas são realmente muito bonitas.

    Obrigada!

    ResponderExcluir